Canal Içara

Canal Içara

10 de julho de 2020 - 12:54
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Planejamento deve ser aplicado por estudantes para a continuidade da rotina educacional
31/05/2020 às 07:00 | Bárbara Moro
Em tempos de pandemia, o principal fator para evitar a propagação do vírus é o distanciamento social. Com isso, nossos hábitos diários foram comprometidos e as atividades que fazíamos antes, hoje em dia estão limitadas ou suspensas. ⠀

Manter a rotina nesse período é muito importante. Para uns manter mesmo com limitações é tranquilo, ao contrário, outros encontram muitas dificuldades, porém saber lidar com o nosso tempo é essencial para prevenir qualquer eventualidade e direcionar os caminhos que deverão ser seguidos durante o dia, ou seja, o dia tem que ter início, meio e fim. ⠀

Com essa mudança repentina surgiram vários impasses, e um desses foi à suspensão das aulas. Com isso, os pais e responsáveis foram pegos de surpresas porque estão sendo obrigados em fazer parte da rotina escolar do filho.

A escola elabora modelos de atividades educativas, porém é válido ressaltar que as disciplinas não fiquem limitadas somente ao conteúdo escolar, mas, que também explorem outros meios educativos, um exemplo bem simples: jogos pedagógicos, literatura ou até mesmo experimentos na própria cozinha.

A maioria dos pais ou responsáveis trabalham fora e mesmo assim é muito importante encaixar um tempo para acompanhar nesse novo processo de aprendizagem através do estímulo, correção e a troca de conhecimento. Nesse sentindo também é válido ressaltar que as tarefas acumuladas podem deixar ambos ansiosos e estressados por não conseguirem dar conta do assunto.

Uma dica para os pais ou responsáveis que encontram dificuldades em planejar a rotina é desenhar em uma folha branca um quadro e ir construindo a rotina. No GOOGLE IMAGENS também tem modelos de “planner” que podem ser impressos e preenchidos conforme o seu planejamento. É interessante grifar com marca texto as atividades concluídas, como um indicativo para a próxima.



O planejamento pode ser feito diariamente ou semanalmente. Também é muito importante que o filho faça parte dessa criação para despertar a vontade de fazer as atividades e concluí-las.

Temos que ter um aprendizado de tudo que nos acontece. Você não está perdendo o seu tempo porque está acompanhando a rotina escolar do seu filho, você está sendo presente e comemorando de perto a conquista dele diariamente.
Bárbara Aparecida S. Moro é psicóloga (CRP 12/18768)
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias