logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Portais lançam campanha de combate às fake news

Compartilhar:

Os portais da região vão demonstrar na prática a importância de unir esforços. O Canal Içara, Morro da Fumaça Notícias, Portal Veneza, Forquilhinha Notícias e Siderópolis Notícias não atuarão em conjunto apenas no combate e na prevenção ao coronavírus, mas também às fake news. A iniciativa estimula a checagem de informações em fontes confiáveis, como se propõem os veículos parceiros. Além disso, pretende evitar que os internautas sejam vítimas ou vilões ao receber ou espalhar informações caluniosas e falsas.

A iniciativa dos portais é um compromisso conjunto que se renova no enfrentamento ao Covid-19. Desde que o vírus tornou-se uma pandemia, muitas informações passaram a ser difundidas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Ao receber de alguém que o internauta confia, é muito comum que ele repasse para outras pessoas e grupos. A partir disso, os danos já podem ter sido provocados, serem irreversíveis e até tornarem-se crime. É este o ponto que a campanha atinge de forma preventiva. “Na dúvida, não compartilhe!”

“A checagem da informação é uma premissa do jornalismo. Por isso, muitas vezes as notícias não são postadas com a mesma velocidade que ocorre o compartilhamento de dados nas redes sociais. Além da campanha regional, ampliamos o nosso canal de comunicação direta pelo WhatsApp para que as notícias possam ganhar mais velocidade e combater as fake news”, indica o diretor do Canal Içara, Lucas Lemos. Os internautas podem receber as mensagens ao enviar o nome para cadastro pelo WhatsApp (48) 99181-2728 ou então entrar no grupo de notícias regional pelo link bit.ly/fatonaregiao01.