logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Praça São Donato terá contêineres soterrados para descarte de resíduos

Outro local a receber as novas estruturas ainda será definido pelo município, em conjunto com a empresa vencedora da licitação

Compartilhar:

A Praça São Donato será um dos locais de Içara a contar com contêineres soterrados para o descarte de resíduos, que serão implantados com a entrada em operação do novo sistema de coleta e destinação do lixo no município. Outro ponto a receber as novas estruturas ainda será definido pelo município, em conjunto com a empresa vencedora da licitação.

O certame realizado com essa finalidade teve duas interessadas, sendo vencedora a Racli Limpeza Urbana Ltda., que apresentou a menor proposta, de R$ 3,1 milhões anuais para executar os serviços. O contrato já foi assinado e publicado no Diário Oficial do Município.

“De imediato, a empresa fará a coleta e transporte dos resíduos até o aterro sanitário, no bairro Poço Oito. No prazo de dez dias, precisará apresentar ao município o projeto para a instalação dos contêineres subterrâneos”, informa o diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e Serviços Urbanos de Içara, Israel Jorge Rabelo.

Após a aprovação do município, caberá à empresa construir os depósitos subterrâneos, contendo cada um toda a estrutura necessária aos serviços, dotados de dois contêineres de 1 mil litros e duas lixeiras de superfície. A ordem de serviço para o início da coleta nessas locais será expedida assim que a construção estiver concluída e aprovada.

“Os contêineres soterrados vão dar alternativas para melhorar os serviços em áreas onde há pouco espaço para a colocação dos contêineres de superfície. A modernização do sistema vai possibilitar atender melhor os contribuintes e, a partir dessa experiência, poderá ser ampliada para outros locais”, entende Israel.

Estudo

O diretor presidente do Samae explica que o novo sistema foi concebido a partir de projeto elaborado por uma empresa especializada, já prevendo a ampliação dos serviços para contemplar o aumento da população em Içara.

A empresa vencedora da licitação também terá dez dias de prazo para apresentar o plano de coleta, detalhando a frequência e horários de recolhimento dos resíduos nos bairros, bem como o projeto para substituição e ampliação do número de contêineres de superfície – ao todo, serão 100 instalados no município.

Saiba mais

Empresas interessadas em realizar a coleta de resíduos sólidos em Içara e transportá-los até o aterro sanitário localizado no bairro Poço Oito tiveram até 7 de março para apresentar propostas. O novo prazo foi estabelecido após a publicação do edital retificado pelo Samae, cumprindo decisão do Tribunal de Contas do Estado.

Uma empresa sediada em Ijuí, no Rio Grande do Sul, também apresentou impugnação ao edital, alegando irregularidades em exigências às interessadas em participar do certame. O novo edital também recebeu questionamento de uma interessada e impugnação da própria Racli, que não foi acolhida, seguindo o processo licitatório até a conclusão. O valor máximo admitido era de R$ 4.311.089,88 ao ano.