Cotidiano | 20/08/2014 | 19:07
Prédio recebe faxina antes de virar igreja
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
As chaves da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes já estão com a Paróquia São Donato. O primeiro passo agora é a realização de uma faxina. “Está tudo planejado para começar a lavação externa da igreja, iniciando assim uma série de passos que teremos até restaurá-la”, informa o pároco Antônio Vander da Silva. A próxima etapa será a troca então do telhado e, na sequência, a pintura externa.
“Elaboramos os trabalhos para dois meses. Não sei se vai dar tempo, mas é esse período que estamos pensando para acontecer”, aponta. “O recurso fomos adquirindo aos poucos. Ainda não temos nenhuma doação. Esse primeiro momento é tudo dinheiro da paróquia. Futuramente, quando mexer no projeto de restauração interna é que nós vamos começar a trabalhar com a comunidade porque não temos condições de viabilizar sozinhos”, coloca.
“Por dentro ainda não há nada planejado. Esse é um pensamento apenas para o ano que vem. Neste ano, a única questão que vamos ver é a situação do palco, como vai ficar, pois ele não existia. Foi construído depois que a Prefeitura pegou. No projeto original de igreja não tem aquela altura de palco. Por isso, estamos fazendo um estudo para ver o que se pode ser feito devido ao tombamento”, declara.
O primeiro evento na igreja antiga já está definido. Será uma missa às 10h do dia 21 de setembro. “Até lá, a igreja conclui as obras de melhorias externas do espaço. A partir do ano que vem, já queremos realizar batizados e casamentos, isso ainda antes da restauração. Ela vai funcionando como igreja e o restauro vai ser feito aos poucos”, explica. Enquanto a igreja planeja a restauração do antigo templo, uma reforma no salão paroquial, instalado ao lado da igreja principal, também deve passar por reforma. As melhorias devem acontecer nos primeiros oito meses de 2015.
.jpg)





.png)
.png)





.png)



























