logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Prefeitura formata proposta de rotativo

Compartilhar:

O estacionamento rotativo poderá abranger 13 vias públicas que ficam no polígono formado pelas ruas Vitória, Sete de Setembro, Amaro Maurício Cardoso, além da Avenida Procópio Lima. O pedido para a primeira votação já na próxima semana foi feito pelo diretor do Núcleo de Transporte e Circulação, Joaci Domingos Pereira. No entanto, ainda passará pelas comissões e demandará mais tempo. “Alguns trechos poderão ter emenda”, coloca o presidente da Câmara Municipal, Laudelino Calegari (PMDB).

Um dos aspectos questionados é a possibilidade da terceirização da área azul. Outro ponto em dúvida é o tempo de carência. Pelo projeto original, os veículos poderão ficar até 15min sem pagar tarifa. Aos vereadores, no entanto, este prazo deveria ficar entre 30min até 1h. A redação enviada pela Prefeitura Municipal estabelece ainda que a tarifa inicial será de R$ 1,25 por hora sem a possibilidade de fracionamento. A cobrança acontecerá através de cartões vendidos em locais credenciados ou então por meio de monitores.

Quanto ao funcionamento, a proposta é que a Zona Azul valha das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. A regra só não valerá para veículos oficiais ou particulares a serviço público. Isto inclui, por exemplo, as empresas em atividade de manutenção na rede elétrica, telefonia, Internet e os próprios táxis.

“A criação do estacionamento rotativo nas ruas do Centro de Içara tem por objetivo disciplinar o uso de vagas, uma vez que há grande concentração de lojistas em poucas vias, ou seja, as vagas próximas aos estabelecimentos comerciais acabam sendo usadas por poucos, muitas vezes, funcionários destes estabelecimentos, prejudicando a circulação de pessoas e clientes em potencial. O estacionamento rotativo irá gerar maior fluxo e facilitará o acesso ao comércio, majorando a possibilidade de venda que, consequentemente, fomentará a economia da cidade”, defende em mensagem aos vereadores o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.