Canal Içara

Canal Içara

20 de setembro de 2019 - 19:31
Cotidiano »
Produção de materiais especiais para educação em Içara é apresentado em Florianópolis
11/09/2019 às 15:35 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
O trabalho do Núcleo de Produção de Materiais do Atendimento Educacional Especializado de Içara foi apresentado em Florianópolis nesta terça-feira, dia 10. A participação no Congresso Catarinense de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorreu sobre os a adaptação/ampliação de livros didáticos para alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Içara. A apresentação foi realizada pela professora Maria Izabel Luiz.

“O congresso está sendo muito rico, pois as palestras e apresentações estão sendo voltadas para Educação Especial inclusiva, com relatos de experiências que dialogam com o nosso trabalho e às nossas angústias. É a primeira vez que divulgamos nosso trabalho de forma cientifica”, coloca Maria Izabel.

“No caso dos alunos com baixa visão, os médicos descrevem o grau da criança. Caso essa informação ainda não tenha sido apurada, o aluno passa então por avaliações realizadas pela equipe do Núcleo de Produção, que está apta para realizar estes procedimentos”, explica a coordenadora de Educação Especial da Rede Regular de Ensino, Marlene Casagrande.

No trabalho realizado pelo Núcleo, um capítulo de livro de dez páginas vira uma grande apostila com letras e figuras ampliadas, por exemplo. No entanto, a produção vai além dos livros didáticos utilizados em sala de aula. “Há muitos jogos e livros de literatura, que também são disponibilizados no Núcleo para serem levados para casa. Todo esse trabalho incrível e de muita dedicação é realizado pela equipe”, destaca a professora Bruna Rabello.

O Núcleo de Produção, localizado atualmente na Escola da Vila São José, iniciou as atividades em dezembro de 2016 e tornou-se independente de outros órgãos para aquisição destes materiais. O Município de Içara possui ainda cinco salas multifuncionais para atender 56 alunos de nove escolas municipais e uma escola estadual.
Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas