logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Profissionais da educação de Içara começam a receber vacina contra Covid-19

Professores da Apae serão vacinados contra covid nesta quarta-feira

Compartilhar:

A vacinação contra o coronavírus será ampliada a partir desta quarta-feira, dia 26, com a inclusão de mais três grupos: professores da Educação Especial, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade. Além disso, o Estado irá intensificar a aplicação de doses nos profissionais da segurança pública.

Em Içara, cerca de 20 professores da Escola Especial Sonho Dourado (Apae) serão imunizados. “Estive na Secretaria de Saúde agora pela manhã para organizarmos a vacinação. Amanhã, a partir das 8h, os professores levarão a documentação necessária e serão atendidos de cinco em cinco na Vigilância Epidemiológica, pois os vacinadores não têm como vir até aqui”, explica a diretora da escola, Silvana Goularti Brunel.

“A vacina é vida, é saúde. Para nós que estamos atendendo é uma tranquilidade, uma segurança. Os nossos técnicos já haviam sido vacinados lá em fevereiro por fazerem parte do grupo de profissionais da saúde. Outros integrantes da equipe, com mais de 60 anos, também já haviam tomado a vacina e agora chegou a vez de professores e auxiliares”, acrescenta.

O plano é iniciar a vacinação pelos professores e auxiliares da educação especial. Depois, aqueles que atuam nas creches com crianças de zero a três anos, seguidos dos demais professores que atuam nas turmas regulares. Por fim, a equipe técnica e administrativa, incluindo aqueles que atuam nos setores internos da Secretaria de Educação. Em todos os grupos, a vacinação irá seguir o critério de idade da maior para a menor.

“Essa lista dos profissionais da educação foi enviada para a Secretaria de Estado da Saúde que, por sua vez, nos disponibiliza as vacinas para este perfil, ou seja, eles já estão pré-cadastrados”, explica o secretário de Saúde, Sandro Ressler. “Nesta terça-feira, estamos potencializando a vacinação para quem tem comorbidades. Nosso objetivo é adiantar esse perfil”, completa. Até a segunda-feira, dia 24, haviam sido vacinadas 1.108 pessoas com comorbidades.

A vacinação dos professores e auxiliares irá se estender para os profissionais que atuam nas redes municipal, estadual e particular. Para poderem receber a vacina, os profissionais terão que preencher um formulário para comprovar o vínculo com a atividade junto com documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e documento comprobatório da área de atuação emitido pelo Gestor da instituição em que atua.

Sem moradores de rua

Pessoas em situação de rua e população privada de liberdade também estão entre as novas prioridades. Mas em Içara, nenhum dos públicos-alvo se aplicam. “Apesar de a nossa cidade ter um número expressivo de pessoas atendidas pela Assistência Social, não temos ninguém morando na rua. Tínhamos quatro moradores de rua, mas todos estão acolhidos no momento. Há outras pessoas de passagem, porém, essas não se enquadram no grupo da vacinação”, informa o secretário de Assistência Social do município, Eduardo Michels Zata.

Comorbidades

Diante das dificuldades encontradas pelos municípios catarinenses para a cobertura vacinal dos portadores de comorbidades, foi necessário antecipar a vacinação de outros grupos prioritários, de acordo com as determinações do Plano Estadual de Vacinação. A atual etapa da campanha envolve ainda profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas.

No Estado, aproximadamente 32,5% da população com comorbidades ou deficiência permanente havia recebido a primeira sode da vacina até a última sexta-feira, 21, o que levou o Governo a emitir um apelo para que os municípios priorizassem a vacinação desse grupo.

“Estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades na faixa etária a partir de 18 anos. Quem se enquadra nesse grupo pode procurar a unidade de saúde do bairro onde mora, tanto para buscar mais informações quanto para fazer o agendamento”, orienta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté.