logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Profissionais de saúde seguem com prioridade na vacinação contra Covid-19

Prioridade quando o Município receber mais doses da vacina será para profissionais de saúde que fizeram cadastro

Compartilhar:

Ao todo, 311 pessoas fizeram o cadastramento on-line promovido pela Secretaria de Saúde de Içara para a vacinação contra a Covid-19, voltado exclusivamente a profissionais de saúde, incluindo os que atuam em consultórios e clínicas particulares. Elas terão prioridade quando o município receber mais doses da vacina e puder dar sequência à campanha de imunização contra o coronavírus.

“Seguiremos as determinações da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com o quantitativo de doses recebidas. Todas as deliberações recebidas até o momento priorizam os profissionais de saúde, assim esses profissionais serão vacinados”, explica o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler.

Segundo ele, quem se inscreveu e ainda não foi vacinado compõe uma planilha e ficará aguardando novas remessas dos imunobiológicos. “Profissionais de saúde que preencheram o cadastro, informaram e-mail e telefone de contato serão contatados quando chegarem novas doses de vacina para serem imunizados. Devido ao quantitativo limitado de doses, priorizamos os profissionais de saúde com comorbidades e com maior idade”, informa.

Os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Vacinação levam em conta, além do atendimento nos serviços de saúde, a presença de comorbidades, a idade do profissional e a exposição ao risco. Para serem vacinados em Içara, precisam também estar vinculados a um estabelecimento de saúde na cidade ou prestar seus atendimentos no município.

Novas remessas

O Governo do Estado já foi informado acerca do número de profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, assim como sobre o quantitativo de idosos com mais de 80 anos que aguardam pela vacina. E, conforme o secretário de Saúde, ainda não há definição de quando a vacinação poderá ser ampliada a outros grupos prioritários.

“A previsão para chegada de novas doses depende da informação recebida proveniente do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Estado da Saúde. Essa previsão não foi determinada até o momento. Também não há informações definidas sobre o quantitativo de doses que o município receberá nas próximas remessas”, aponta.

De acordo com o Balanço Preliminar da Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, divulgado nesta sexta-feira, dia 19, Içara já aplicou a primeira dose da vacina em 677 profissionais de saúde (71,26% do total) e a segunda em 205 (21,58%). Também já receberam a primeira dose 53 idosos em instituições de longa permanência (120,45%) e a segunda dose, 43 idosos institucionalizados (97,73%). Foram vacinadas ainda 100 pessoas com 90 anos ou mais de idade (101,01%) com a primeira dose, totalizando 830 primeiras doses aplicadas (49,82%) e 248 segundas doses aplicadas (14,89%).