logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Prontuário Eletrônico avança em Içara

Compartilhar:

Içara caminha para a implantação do prontuário eletrônico em 100% da rede municipal de saúde até dezembro. Toda a atenção básica já possui o sistema, além do Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Atenção a Saúde Materno-Infantil, Centro de Especialidades Médicas e Almoxarifado. Resta agora o Centro de Especialidades Odontológicas, Vigilância Epidemiológica e Centro de Fisioterapia e Traumato-ortopedia.

“Agora temos informações em um banco de dados, facilitando atendimento por parte dos profissionais”, enaltece a gestora Ana Cristina Horr. Os cadastros no sistema integrado ao Governo Federal contratado pelo Município foram realizados pelos agentes comunitários. “A implantação se deu de forma processual e a capacitação do pessoal foi de forma individual ao longo desse ano”, indica a coordenadora da Atenção Básica, Glícia Pagnan.

Conforme o Ministério da Saúde, 76% das unidades básicas de saúde do país ainda registram o histórico dos pacientes em papel. O prazo para a adoção do prontuário eletrônico encerra em 10 de dezembro. Além de acompanhar o histórico, a ferramenta inclui resultados de exames dos pacientes, disponibilidade de medicamentos em tempo real nas farmácias e o registro prévio das visitas de agentes de saúde.

Após o período previsto para adaptação, o pagamento do Piso da Atenção Básica (PAB) variável para as prefeituras – equivalente a R$ 10 bilhões ao ano – ficará condicionado à implantação do sistema. O recurso é aplicado no custeio de atendimentos de pediatria e de programas como Saúde da Família e Brasil Sorridente. A ferramenta é gratuita, mas também pode ser integrada a softwares sem licença pública.