Canal Içara

Canal Içara

22 de novembro de 2019 - 01:22
Cotidiano »
Queridos mestres, levo vocês em meu coração
19/10/2019 às 17:48 | Simone Luiz Cândido
Em tenra idade começamos nossa jornada estudantil, lembro-me bem a primeira escola em que estudei. Chamava-se Casulo vó Antônia fica em frente à Praça da Juventude uma casa que era da Família do Sr. Amaro Maurício Cardoso pai do falecido Juca Cardoso farmacêutico muito conhecido em Içara. A creche assim chamada naquela época tinha sua sede na antiga casa da vó Antônia assim foi homenageada a mãe do Sr. Juca Cardoso. As primeiras professoras Denise e Meli.

Ali aprendi a escrever as primeiras palavras em uma bandeja de madeira com areia. Era a técnica utilizada pelas professoras, nós fazíamos a festa. Que belas lembranças tenho desse lugar, nosso refeitório onde fazíamos o lanche, atrás da casa a caixa de areia, no segundo piso os colchões do soninho, recebíamos carinho nos cabelos, e contação de histórias. Assim começou minha jornada na escola com belas marcas de amor.

Aos sete anos mudei para a nova escola que na época se chamava Antônio João. Novos desafios conhecer outros colegas e professores. A princípio as duas primeiras séries estavam na mesma sala lembra-me bem dos cartazes nas paredes em papel pardo. Feitos pela dona Hilga e dona Iêde Cardoso. Alguns dias depois as turmas foram separadas. Dona Iêde passou a ser a minha professora.

Conheci a professora Maura de educação física, as queridas merendeiras dona Francisca mais conhecida como Chica e também dona Adelaide. Que sempre faziam a merenda com muito amor. Ali permaneci conheci muitos professores, com os quais aprendi muitas coisas. Entre eles estão Terezinha Martins, Glória Colonetti, Silvana Goulart, Rosânia Mazzuco, a inesquecível dona Ivalda, Jurandir e Arlete os professores de educação física.

No quinto ano tivemos o professor de história Altamiro Domingos Dagostim, aulas muito divertidas. O professor Aldino Grando de ciências, Celestina de Geagrafia. Ivanilde Espíndula de Português, com seu jeito alegre de ser. Tinha a professora de inglês Arlete Bortoluzzi, e de português a Salete Scotti dos Santos que foi homenageada dando nome à escola, sempre nos chamava de margaridinhas.

As incríveis aulas de PPT: (Preparação para o trabalho) com o professor João, fizemos uma linda horta, a escola colhia as verduras plantadas pelos alunos e utilizava na merenda. Entre outros trabalhos manuais que se fazia nas aulas.

Tenho muitas boas recordações dessa escola a professora de matemática Pina Vito que foi nossa regente fez vários cartazes com flores e molduras em azul marinho com frases de motivação. As frases eu esqueci, mas nossa amizade continua até os dias de hoje. Nara Regina Giassi também foi minha professora de Matemática, José Arceno Filho também, suas aulas eram muito divertidas.

São tantos professores que jamais esquecerei. Tereza Feltrin sempre nos incentivando para o nosso melhor. Sempre que estava lendo um livro nos dizia: “-Hoje vou viajar para tal cidade. Quando eu leio viajo na leitura.” Peças de teatro, entre tantas outras atividades realizadas nas aulas de português.

As professoras de biologia Graça Pavei e Maria Pizzetti, Tarcízio Dagostim de educação Religiosa, Sandra Regina Lodetti de filosofia, Jadna Coelho de artes. Sonita de didática, Patrícia de química, Gorete de geografia, Sirlei Piuco. Todos esses professores ajudaram a moldar quem sou hoje. Queridos mestres dedico a cada um de vocês, pois deram o melhor de si planejando nossas aulas com muito carinho. O professor marca e transforma vidas, muitos alunos se inspiram em seus professores.

Agradeço pela oportunidade de ter sido aluna de cada um de vocês, os levo no coração. Alguns faz tempo que não os vejo, mas saibam que guardo lindas lembranças de cada um que passou em minha vida. Gratidão a todos.
Simone Luiz Cândido é voluntária na causa adoção de crianças e adolescentes; já participou de três antologias com suas crônicas, além disso, ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas