logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Read Along: Google amplia acesso a aplicativo para aprendizado de leitura

Compartilhar:

Para apoiar pais e mães, o Google ampliou o acesso ao Read Along. O aplicativo Android para crianças de 5 anos ou mais ajuda a desenvolver habilidades de leitura com feedback verbal e visual enquanto a criança lê uma história em voz alta. Lançado na Índia, onde se chama “Bolo”, o Read Along usa a tecnologia de reconhecimento de fala do Google para ajudar na alfabetização dos pequenos. O aplicativo pode ser acessado por usuários de qualquer país (exceto Filipinas, Colômbia e Dinamarca), e foi traduzido para nove idiomas – incluindo espanhol, português e hindi.

O Read Along ajuda as crianças a aprenderem de forma independente, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de leitura com o auxílio de uma amiga virtual chamada Diya. Enquanto a criança lê em voz alta, a Diya usa as tecnologias de texto-para-fala e de reconhecimento de fala do Google para identificar se a criança está lendo com fluência ou tendo alguma dificuldade. Ao longo da leitura, a Diya faz comentários positivos e de incentivo – como faria os pais ou professores. Além disso, a criança também pode tocar na amiga virtual sempre que quiser saber como pronunciar uma palavra ou frase.

O Read Along aproxima os pequenos leitores de uma ampla gama de histórias, de todo o planeta, e também oferece games no meio das histórias. À medida que a criança aprende e aprimora as habilidades, ela ganha estrelinhas e distintivos para incentivada a continuar brincando e a ler cada vez mais. Os pais podem criar perfis para vários usuários; cada um deles seleciona a própria foto e aprende no ritmo que quiser. O Read Along oferece uma experiência personalizada, recomendando leituras e games com diferentes graus de dificuldade, baseados no desempenho de cada criança.