logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Érica Possamai: Como soltar o sofrimento

Compartilhar:

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”, essa frase tão conhecida, e dita por inúmeros filósofos, e estudiosos, mestres de vida que já se foram como o querido Chico Xavier e outros que estão vivos e despertos, como exemplo o escritor Eckhart Tolle. O que entendo sobre esta frase? Vou dar exemplo de mim, Érica, porque é dessa que sei, não posso falar da experiência de outros, ok?

Em 2014, quando fiz o caminho de Santiago de Compostela, uma jornada de 33 dias por 790 km atravessando um trecho da Espanha, foi quando esta frase fez um sentido profundo em mim, porém foi em relação a dor física, acredito ser a dor mais fácil de ser aliviada do que a dor emocional, que nos impomos e as vezes cutucamos no outro. Naquele momento, caminhando todos os dias, não há dia de folga e você tem que fazer o mínimo para chegar no próximo albergue.

Era muita dor no corpo, nos pés com bolhas que iam e vinham ao longo dos dias. Como suportar? Algo acontecia muito interessante, eu sentia a dor lá nos pés, mas eu me sentia feliz, eu aceitava a dor como parte da jornada e vivia os dias felizes, e posso dizer que foram alguns dos dias mais felizes da minha vida. Foi opção de aceitar o que a jornada estava me oferecendo, aprendendo a lidar com a dor do corpo físico nesta existência, naquele momento. Eu dizia para amigos do caminho, “meus pés estão lá embaixo e eu estou aqui em cima feliz”, eu me comportava como dois seres, o meu corpo com dor, e o Ser com alegria abençoada, e eu escolhia o Ser abençoado para se manifestar por mais tempo.

Passados quase 5 anos dessa vivencia de Santiago, o que percebo é que tem uma força que nos ampara, nos acolhe, é uma força de paz, de amor, de plenitude, que mesmo em dor ela pode se manifestar quando nos permitimos aceitar essa possibilidade de escolha. E quanto as dores emocionais, já passei inúmeras nesta existência, como todos, porque eu tenho a minha jornada e ela é tudo o que existe a cada momento, é assim que eu encaro atualmente quando estou consciente, é claro que em muitos momentos me deixo levar pelo ego e sofro, então após meditações e orações volto para minha essência e consigo me equilibrar novamente.

Mas essa possibilidade de me equilibrar e sofrer menos tempo, não surgiu do dia para noite, foi experimentando o que funciona para mim. Quantas vezes tentei seguir receitas prontas de mestres e professores espirituais, e me frustrava quando não conseguia cumprir um ritual de práticas e muita disciplina? Muitas e muitas vezes, até entender que sou um ser único e diferente de todos, e então fui percebendo o que meu Ser requeria para se equilibrar mais rápido. Até meados de 2015 eu vivia uma vida extremamente desgastante, numa disciplina exigente comigo e resistente, então quando fui pro caminho do autoconhecimento também me impunha exigência e resistência para me conhecer, só piorando a situação de sofrimento no meu processo.

Quando nos colocamos nesta jornada para dentro, não temos a ideia do que pode surgir, porque nosso ego cria armadilhas mentais, as vezes nos achamos tão bonzinhos, e perfeitinhos, outras vezes como vilãos, nos culpando de tudo, porque somos viciados em sofrimento. E se for apenas uma historia que a mente cria, um drama para se apegar e continuar no looping de sofrimento, e no fim de tudo são só experiencias? E se ao olhar para a historinha da mente eu perceber um outro lugar que deixa esse drama pra trás, aceitando que sou o que sou hoje por causa destes dramas, e agradecendo que seja desta forma e que eu posso escolher a alegria olhando apenas para o agora? A resistência começa a se diluir quando conseguimos observar estes pensamentos, como se ocorresse um momento de separação entre você e seus pensamentos, e então os pensamentos começam a se diluir, e a história fica mais leve, o sofrimento dura menos tempo . E então, como fazer isso na prática? Meditando, meditando e meditando, então, um dia voce percebe o seu pensamento e faz disso um hábito, é um treino.

Próximo passo no seu dia-a-dia, depois de perceber a historinha negativa surgir, é hora de colocar um pensamento positivo em cima, nem que seja um pensamento de gratidão por conseguir enxergar o que está na sua frente, então olha para todos os lados, te põe presente, te localiza no presente e agradece. Para concluir, meditação e gratidão auxiliam a diminuir o tempo que permanecemos em sofrimento, a física quântica já provou isso, pesquise pelo Professor Horácio Frazão e Hélio Couto, também indico o livro que estudo e me baseio para atendimento e vida , o livro UM CURSO EM MILAGRES, vamos escrever muito sobre ele este ano, e meditaremos e seremos gratos para seguirmos num caminho de mais amor e menos sofrimento.