João Carlos Silva [Prefeitura de Araranguá]
Cotidiano | 09/12/2015 | 17:32
Rio Araranguá ganha plano estratégico
com informações de Michelle Nunes, do Governo de SC
Compartilhar:
O Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá foi entregue oficialmente nesta terça-feira, dia 8. O trabalho iniciado em agosto de 2013 envolve ao todo 16 municípios, entre eles, Içara. “É a primeira vez que as águas do Extremo Sul catarinense terão seus usos planejados”, aponta o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Marco Aurélio Dutra.
“O Comitê vai atuar como o elo entre a teoria do estudo e a prática das ações, chamando a responsabilidade em todos os níveis, do poder público ao cidadão, na gestão dos recursos hídricos”, frisa o presidente do Comitê do Rio Araranguá, Davide Tomazi Tomaz. O plano estabelece seis metas e 33 ações estratégicas. A expectativa é que as principais sejam executadas em até cinco anos.
As situações mais preocupantes, conforme a consultora da Bacia de Araranguá, Michele Pereira, foram os impactos decorrentes da mineração, especialmente de carvão, além do uso de agrotóxicos na agricultura e os efluentes industriais. “A expectativa é que esses problemas sejam minimizados nos próximos 15 anos”, revela. O ato em Araranguá reuniu lideranças dos municípios cordados pelo afluente e também agentes políticos da região.
.jpg)



.png)
.png)








.png)



























