logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Sandro Serafin: educação e segurança de Içara colhem os resultados do associativismo

Sandro Serafin foi o segundo presidente da Associação Empresarial de Içara

Compartilhar:

Sandro Giassi Serafin tinha 24 anos quando aceitou o desafio de liderar a Associação Empresarial de Içara. Em 1998 era gerente da empresa da família, a loja Artêmio Serafim Materiais de Construção. Além disso, presidia a Câmara Júnior, o que chamou atenção para a sucessão na ACII, e, inclusive, influenciou na mudança estatutária para a ampliação do Conselho de Administração com a criação de vice-presidências setoriais, como segue vigente ainda hoje na entidade.

“Corri todas as regiões do estado com a Câmara Júnior e observei o quanto o associativismo era forte nos municípios do Norte e Oeste. Procuramos trazer esse movimento para Içara com a união das pessoas. O associativismo depende de se despir dos interesses pessoais em prol do espírito coletivo. E acredito que conseguimos fazer isso”, ressalta. O resultado - de 15 de maio de 1998 a 31 de julho de 2001 – apareceu com a criação de um planejamento estratégico da ACII com efeitos também em Içara, como a instalação da Unisul e do Corpo de Bombeiros.

“A boa relação com o Poder Público foi muito importante e, naquela época, conseguimos conquistar avanços para a cidade e ainda evitar um Código Tributário Municipal sem a participação dos empreendedores”, relembra Sandro. Essa força era somada com o engajamento também dos vices Jackson Bueno (executivo); Marcio Cachoeira Alberton (secretário); Enzo Carlos Colonetti (tesoureiro); Altair Borges (comércio); Marcelo Giassi (indústria); Otavio Budny (agricultura); Agenor Sartori Castagna (apicultura); Anselmo Freitas (assuntos econômicos e capacitação); Gilberto Lima (jurídico); Paulo Olivio Pavei (turismo); e Ana Simonete Fuchiter Junkes (Câmara Da Mulher Empresária).

A segunda gestão da Associação Empresarial de Içara teve também um Conselho Deliberativo forte para dar suporte as ações sob a presidência de Ramiro Cardoso, além da participação de Aldo Vanio De Souza, Almerindo Raichaski, Claiton Santos Costa, Domerval Zanatta, Edmilson Zanatta e Waldemar Luiz Casagrande. No Conselho Fiscal, a entidade tinha ainda Tarcisio Lima, Eraldo Santos Teixeira e Gilmar Celoy Custódio com os suplentes Rogério Lima, Tarcísio Marangoni e Vera Marques.

“Brigávamos na época para a vinda de indústrias. Em 25 anos, a cidade atraiu muitos negócios devido a logística com a BR-101, além da proximidade com Criciúma, o Porto de Imbituba e o aeroporto de Jaguaruna. Hoje estamos mais conectados com o mundo. Içara é multissetorial e forte com uma indústria que irriga toda a cadeia produtiva e possibilita que o crescimento com a exportação. Logo será o grande centro industrial da região. Temos muitos potenciais setoriais e precisamos melhorar cada vez mais a cadeia produtiva e a qualificação das pessoas que são daqui para atender essa demanda”, pontua Sandro.



ACII – 25 anos

O resgate das gestões da Associação Empresarial de Içara faz parte das atividades preparadas pela entidade para homenagear todos os empreendedores que fizeram parte. Além do conteúdo registrado a partir do relato dos ex-presidentes, a Acii também lançou um selo comemorativo. É um símbolo que faz parte da transformação vivenciada até agora em conjunto com cada associado e que será utilizado em novas ações para relembrar as transformações da entidade e da cidade, além de inspirar novos sonhos para os empreendedores que vão escrever as próximas páginas dessa história.