logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Saúde: conselho levanta inconformidades

Compartilhar:

A quitação na totalidade ainda na fase de implantação do sistema de prontuário eletrônico em Içara foi um dos itens. Além disso, o pagamento de materiais de enfermagem e odontologia, contudo, sem o fornecimento aos usuários, levou o Conselho Municipal de Saúde a reprovação das contas de 2016. O resultado da análise concluída em março deste ano será levado ao Tribunal de Contas do Estado. E se houver a constatação de irregularidades, caberá ao Ministério Público então a responsabilização administrativa e criminal.

“O prontuário eletrônico é fornecido gratuitamente pelo Governo Federal. Mas não tem a mesma qualidade do que foi contratado. O que chamou atenção foi o valor de manutenção de R$ 12 mil, além da instalação ainda não ter sido feita em todos os locais, nem o treinamento ter sido concluído”, aponta o farmacêutico, presidente do CMS, Naithan Ludian Fernandes Costa. A digitalização é uma condicionante para acesso a recursos, por exemplo, da Saúde da Família e Brasil Sorridente. Mas o prazo para instalação já encerrou em dezembro.

“A falta de itens de enfermagem e odontologia causou prejuízo aos cidadãos. Os profissionais foram pagos, mas não tinham material para trabalhar. A mesma empresa teve problema também em outros municípios”, acrescenta. “Enviamos questionamentos, mas não obtivemos respostas para tudo. Quando isso ocorre, a resposta vem incompleta ou não bate com os números, a nossa alternativa é reprovar as contas”, indica. Sempre que há reclamação e denúncias, também nos cabe verificar”, ressalta.

Falta de internet restringe prontuário

Conforme a secretária municipal de Saúde, Lucimara Ferreira, apenas nos locais sem Internet o prontuário eletrônico ainda não funciona. “Acredito que seja só na comunidade de Esperança”, aponta. Além disso, a preparação dos servidores continua à medida que ingressam novos profissionais. “Recebemos duas novas enfermeiras. E ambas passarão pelo treinamento”, rebate. Quanto a falta de materiais, por vez, Lucimara indica que não houve a entrega de itens contratados. “Mas não tenho detalhes, pois não ocorreu na minha gestão”, pontua.