logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Secretaria de Educação inclui ora-pro-nóbis em kits de alimentação

Içara inicia a terceira entrega de kits de alimentos para alunos em vulnerabilidade

Compartilhar:

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara iniciou a terceira entrega de kits de alimentos para os alunos em situação de vulnerabilidade do município. Nesta etapa, 1.084 alunos serão beneficiadas. Além dos alimentos, com frutas, verduras, hortaliças, ovos, lombo suíno ou tilápia e aipim congelado oriundos da agricultura familiar, os alunos e suas famílias receberão mudas de ora-pro-nóbis.

“Como nas últimas entregas, adquirimos produtos da agricultura familiar local para preparar os kits e usamos o que ainda havia no estoque das escolas”, destaca a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni. O investimento em cada kit foi de aproximadamente R$ 70. “Quando o familiar do aluno receber o kit, ele ganhará uma muda de ora-pro-nóbis com as informações e algumas receitas já utilizadas na alimentação escolar da rede de ensino de Içara. Oportunizando isso, estamos levando um pouco do cotidiano escolar para o lar de nossos alunos”, frisa.

O ora-pro-nóbis, faz parte da alimentação escolar no município de Içara desde o início do ano letivo de 2018. “É uma hortaliça muito nutritiva, rica em proteínas, fibras, vitamina A e minerais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco”, explica a nutricionista Rúbia Raupp. As folhas do ora-pro-nóbis podem ser consumidas de várias formas, acrescentadas na preparação de bolos, pães, sucos, sopas, em todas as preparações salgadas, pois não altera o sabor final.

Para disponibilizar as mudas de ora-pro-nóbis aos alunos, o apoio da Epagri e do Horto Municipal foram fundamentais. “A parceria entre a Epagri e a Alimentação Escolar de Içara, é de longa data e rende ações que privilegiam o uso de alimentos da agricultura familiar local na alimentação escolar, bem como, a crescente aquisição das hortaliças orgânicas”, lembra a nutricionista Carolina Moriconi.