logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Servidores da Secretaria de Saúde de Içara realizam campanha de doação de sangue

Cerca de 60 trabalhadores da área estarão mobilizados para ação no Hemosc

Compartilhar:

Um ato de solidariedade que pode fazer toda a diferença. Diante do estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em níveis baixos, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Içara estão em campanha de doação voluntária para ajudar a salvar vidas. Durante os dias 20, 21 e 22 de março, cerca de 60 trabalhadores da área estarão mobilizados para irem até o hemocentro de Criciúma.

“Cada dia, em hospitais e centros médicos, há uma demanda constante por sangue e produtos sanguíneos para atender pacientes em diversas situações, desde cirurgias de emergência até tratamentos para doenças crônicas. No entanto, essa demanda nem sempre é facilmente suprida. É aí que entra a doação de sangue. Em uma sociedade em constante movimento, a doação de sangue permanece como um ato essencial e altruístico, capaz de salvar inúmeras vidas”, pontua o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Shirley Gazola, a ideia de organizar este movimento surgiu após o próprio Hemosc externar a necessidade. Os estoques estão próximos de um nível crítico. A unidade precisa, principalmente, de sangue dos tipos A-, 0- e 0+. O Governo Municipal irá providenciar o transporte dos servidores até o Hemosc nos próximos três dias. A saída será sempre às 13h15, da prefeitura.

“Muitas pessoas ainda desconhecem a magnitude do impacto que uma simples doação pode ter. Qualquer pessoa saudável, com mais de 16 anos, pode ser um doador de sangue. No entanto, existem alguns critérios que devem ser atendidos, como o peso mínimo e a ausência de certas condições médicas. É um ato simples, que não traz nenhum risco à saúde”, afirma Shirley.

Quem tiver interesse em doar pode ir até o hemocentro de Criciúma ou agendar um horário no site do Hemosc (hemosc.org.br). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3444-7414.