logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Simone Cândido: minha primeira dose da vacina

O desejo é que todos tenham a mesma oportunidade. Vacinas salvam vidas!

Compartilhar:

Depois de mais de um ano de pandemia, imaginando como seria, recebi a primeira dose da vacina contra a covid-19. A princípio imaginei que iria demorar muito, pois as doses são poucas e devido a minha idade teria que esperar bastante.

O fato de ser asmática não é nada fácil em tempos comuns, em que não existia a pandemia. Todos os anos, no início do inverno, vinham as crises, mesmo com tratamentos contínuos. Até aceitar que teria que usar medicamentos contínuos foi uma novela. O preconceito com as tais bombinhas me fez temer o uso contínuo.

Em 2018 tive uma crise terrível. Fiquei com apenas 45% da função pulmonar. Era motivo para uma internação, mas prometi ao meu médico fazer o tratamento em casa. Assim poderia cuidar das minhas filhas. Desde então o uso diário se tornou rotina e as crises deram uma amenizada. Meu pulmão voltou a ter 70% da capacidade respiratória.

Ano passado, eis que surgiu a pandemia e vi que muitos asmáticos tiveram a doença na forma grave. Alguns mesmo sem terem doenças pulmonares ou qualquer outro tipo de comorbidades, perderam a vida por conta da covid.

Me alegrei por cada um da área da saúde, entre outros que vi receber a vacina. Torcia dia após dia para que viessem vacinas para toda população. Essa semana tive a notícia de que havia chegado a vez das pessoas com algum tipo de comorbidade e me alegrei novamente, pois, torci para que chegasse esse momento. Não esperava que fosse agora.

Estive na unidade de saúde onde já havia agendado para pegar a receita e o atestado para fazer a vacina. E no mesmo dia fiz a vacina. Foi um momento muito importante para mim. Uma sensação de alívio saber que daqui algum tempo estarei imunizada, correndo menos riscos para minha saúde caso venha a contrair o vírus.

O sentimento é de gratidão a todos que lutaram para termos vacinas eficazes. Gratidão aos voluntários que se dispuseram a testarem as vacinas. Cada um deles pode ser chamado de herói. Já existem testes em crianças e se tudo correr bem, logo teremos vacinas para nossas crianças. Tudo isso graças a essas pessoas que tiveram a coragem de testar as vacinas.

O meu desejo é que todos tenham a mesma oportunidade que eu tive. Vacinas salvam vidas!