logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

SOS Saúde SC: O que houve no caso da UTI em Içara?

Compartilhar:

Nesta quinta-feira uma paciente do bairro Aurora em Içara necessitava de UTI. Nove dos 10 leitos deste tipo no Hospital São Donato, em Içara, estavam vagos, mas a Central de Regulação do Estado mandou a paciente para o hospital de Timbó (400 quilômetros). Graças a um médico cirurgião que “gritou socorro” através de uma mensagem do whastapp que o absurdo não aconteceu. Mas porque acontece um absurdo destes, como já houve recentemente em que uma paciente de Içara foi levada à Chapecó, quando havia vaga na sua cidade?

Ocorre que o Hospital São Donato já está habilitado pelos órgãos do Estado, mas ainda não recebeu a credencial federal, que deve ser fornecida pelo Ministério da Saúde. Assim, os leitos existem para o Estado, mas não para a União. Desta forma, quando surge a necessidade de internar o paciente o Estado “lava as mãos” e quer que o governo federal pague a conta. Se internar em Içara o Estado paga, se internar num hospital já credenciado nacionalmente o governo federal é quem paga. Simples assim.

Isso leva à conclusão de que para economizar dinheiro e para evitar futuros aborrecimentos com a responsabilização por pagar a conta a autoridade do Estado desconsidera os leitos de Içara. Foi o que ocorreu.

Diante da gravidade do caso o Secretário de Estado da Saúde telefonou ao diretor do Hospital São Donato anunciando que “vai rever” estes casos. Quer dizer, enquanto ninguém grita o paciente de UTI vai sendo jogado para dentro de uma ambulância e colocado a rodar pelas rodovias catarinenses. Se houver um médico como este de Içara a mulher é salva. Este médico salvou a paciente sem tocar a mão nela, apenas berrando pelo whatsapp.

SOS Saúde SC