logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Start Unesc: noite de recepção calorosa e apresentações na Universidade

Encontro descontraído foi de inspiração para vidas acadêmicas que se iniciam

Compartilhar:

Osiel de Oliveira e Elisandra Ribeiro da Conceição estiveram entre os calouros que lotaram o Auditório Ruy Hulse na noite desta quinta-feira, dia 1, para o Start Unesc, evento de recepção e apresentação oficial da estrutura da Universidade para os calouros, estudantes que iniciaram neste segundo semestre a jornada da graduação. Este foi o primeiro de uma série de quatro encontros para recepção especial dos alunos, divididos por cursos em períodos, com mais três edições nesta sexta-feira, dia 2.

Para Osiel e Elisandra, o que assistiram na noite de celebração na Universidade foi inesquecível. Os dois ingressaram no curso de Engenharia Civil para realizarem sonhos de vida. Ele, já formado em Enfermagem, enfrenta um câncer e uma doença degenerativa que o limitam em algumas questões físicas, mas não tiram nem de longe a vontade de aprender. Ela, natural de Belém do Pará, mãe de dois filhos e recém-chegada em Criciúma, ingressou na Unesc por meio da Bolsa de Equidade Racial da Instituição e diz que ainda está se acostumando com a ideia de ser universitária, algo que até então era um sonho considerado distante.

“Nós achamos que era brincadeira, um trote, quando nos convidaram. Ao chegar aqui e sermos apresentados a tudo isso, passar pelas bancadas que mostravam cada um dos serviços da Instituição e conhecer essas lideranças, sentimos que nós realmente fazemos parte disso tudo. Sentimos que somos todos iguais”, comentou Osiel.

Eles e os colegas dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais conheceram de perto a equipe de gestão da Universidade, lideranças estudantis, se familiarizaram com termos comuns na vida acadêmico e puderam ter uma dimensão do universo de possibilidades que os espera daqui em diante.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, estar frente a frente com tantos novos estudantes ávidos por uma vida acadêmica nova é inspirador. “Saibam que vocês, os alunos, são nossos protagonistas. Tudo isso que está sendo apresentado a vocês hoje é para que façam bom proveito. Usufruam de tudo isso que a Unesc tem a oferecer. Oportunidades não faltam. Os currículos pessoais e profissionais de vocês podem ser construídos a partir do primeiro mês, dos primeiros dias. Façam a diferença e aproveitem, pois tudo aqui converge para uma coisa: a melhor experiência formativa para todos vocês”, destacou.

Ao conhecer mais sobre as oportunidades da Universidade, o acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Gander Matheus, multiplicou ainda mais a animação para a trajetória que tem pela frente. Ele, que é formado em curso técnico de meio ambiente e logo ao começar a graduação já está empregado na área, encontrou na Unesc uma forma de socializar e realizar um sonho. “Vim de Brasília para morar em Criciúma. Fiz amigos e logo ouvi falar da Unesc. Encontrei aqui algo que nem imaginava em estrutura e qualidade de vida”, destacou, na primeira fila do auditório.

Em sessões a serem realizadas às 10h, às 14h e às 19h30 nesta sexta-feira todos os demais ingressantes poderão viver a experiência preparada pela Universidade para mais uma forma de acolhimento.