Canal Içara

Canal Içara

13 de junho de 2021 - 11:33
Cotidiano »
Substituições levam a uma alimentação mais saudável
13/05/2021 às 08:49 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Sob baixas temperaturas, é possível suprir o organismo com todos os nutrientes que ele precisa, sem ganhar peso? A nutricionista Alexsandra Medeiros diz que sim e sugere apostar em alimentos que dão a sensação de aquecer, sem ser uma refeição volumosa, super calórica. “Há substitutos muito interessantes para utilizar nessa época de clima mais frio e manter uma alimentação saudável”, assegura.

“Temos como sugestão as sopas e caldos de abóbora ou aipim, com frango e carnes magras no lugar de embutidos como linguiça calabresa ou bacon. Também os legumes cozidos ou assados, refogados, seleta de legumes com azeite de oliva e temperos, que vão ficar muito saborosos. Nesta época há um pouco de repulsa pelas saladas, por serem frias, então é possível fazer essa substituição”, aponta.

De acordo com a especialista, outra tentativa de manter o corpo aquecido e que podem ser bem utilizados são os chás e o café. Bebida típica do inverno, o chocolate quente também pode ganhar uma versão mais leve, não utilizando achocolatado, nem leite condensado, ambos ricos em açúcar refinado.

“A receita do chocolate quente pode ser mais enxuta, utilizando leite desnatado, cacau ou chocolate em pó 70%. Também é possível usar um leite vegetal, como de amêndoa ou de coco, com especiarias, cravo, canela. Assim, se consegue uma bebida nutritiva, saborosa e com poucas calorias”, ressalta.

Conforme Alexsandra, os alimentos que devem ser evitados nos dias mais frios são os mesmos de qualquer época do ano, aqueles ricos em açúcar refinado ou gorduras saturadas, casos da feijoada, que geralmente é preparada com uma série de embutidos, e do fundue, devido à grande quantidade de queijos gordurosos.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias