logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

SUS oferecerá novo medicamento para esclerose múltipla

Compartilhar:

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer mais uma opção para pacientes diagnosticados com esclerose múltipla, a teriflunomida. Será o primeiro medicamento da primeira linha de cuidado, por via oral, destinado a reduzir os surtos e a progressão da doença. O tratamento estará disponível nas unidades de saúde de todo o país em até seis meses e deve atender aproximadamente 12 mil pacientes.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que acomete o sistema nervoso central. O quadro clínico se manifesta, na maior parte das vezes, por surtos ou ataques agudos. Os sintomas mais comuns são neurite óptica; sensações como formigamento, pressão, frio ou queimação; disfunções da coordenação e equilíbrio; mielites; disfunções esfincterianas e cognitivo-comportamentais, de forma isolada ou combinadas.

A esclerose múltipla afeta adultos na faixa de 18 aos 55 anos de idade. No Brasil, a taxa de prevalência da doença é de aproximadamente 15 casos por 100 mil habitantes. Há quatro formas de evolução clínica: remitente-recorrente, primariamente progressiva, primariamente progressiva com surto e secundariamente progressiva. A forma mais comum é a remitente-recorrente, representando 85% de todos os casos no início de sua apresentação.