logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Suspensão da cobrança da taxa de esgoto será mantida por tempo indeterminado

Compartilhar:

A Casan chegou a anunciar que reiniciaria a cobrança da taxa de esgoto em Içara a partir da fatura de junho. Entretanto, o novo presidente Adriano Zanotto garante que o serviço seguirá sem ser cobrado. “Como existem algumas situações a serem resolvidas no sistema, conseguimos convencer o presidente da Casan que é fundamental não fazer a cobrança, mesmo o serviço sendo executado”, explica o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

“Quando iniciou o sistema em Içara pelo Samae, no governo do prefeito Heitor Valvassori (PP), já se sabia que na conclusão haveria a cobrança da taxa de esgoto. Houve a conclusão da rede e, na medida em que entra em atividade, existe um custo”, acrescenta. Portanto, a suspensão será por tempo indeterminado. O serviço atende os bairros Centro, Jaqueline, Jardim Elizabete, Cristo Rei e Raichaski e a taxa corresponde ao valor do consumo de água.

“O sistema corresponde a cerca de 12 mil habitantes de nossa cidade, mas tem capacidade maior do que é executado atualmente”, aponta o prefeito. O esgoto é tratado na estação localizada no bairro Jaqueline. A unidade tem capacidade de depurar até 14 litros de material por segundo em sistema de lodos ativados, em que bactérias se alimentam da matéria orgânica e permitem sua decomposição de forma acelerada.