logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Taise Domiciano: Uma caixa elástica chamada repertório

Conecte-se com pessoas, lugares, objetos e ideias diferentes para impulsar a sua imaginação

Compartilhar:

A paixão e o entusiasmo são estímulos que nos fazem querer saber mais, um impulso para buscar mais conhecimento. Que por sua vez, faz a gente querer usar nossa imaginação para vislumbrar cenários, situações e soluções. O repertório tem o papel de abastecer a nossa imaginação, que por sua vez, é a faísca que faz a engrenagem da criatividade funcionar.

Segundo David Ogilvy “Grandes ideias vêm do inconsciente. Mas seu inconsciente deve estar bem-informado, senão sua ideia será irrelevante.” Eu sempre falo para as pessoas que o repertório é como se fosse uma caixa elástica, que guarda todo seu conhecimento e experiências.

É o repertório o responsável por abastecer a nossa imaginação, que é a fonte da nossa criatividade. Ou seja, para eu elevar meu potencial criativo eu preciso de um repertório diverso e de grande tamanho. Afinal de contas, você não consegue construir algo interessante, usando a mesma referência sempre. Para construir precisamos de insumos, e quanto mais diverso melhor.

Construir algo em cima de ideias e invenções existentes é outra forma de implementar a inovação. Na verdade, quando você pergunta aos artistas de onde vem a inspiração deles, normalmente eles citam outros artistas que foram a base de seu trabalho. Os pintores usam ferramentas, técnicas e abordagens de outros artistas. Os músicos compõem com base nos estilos de outros músicos, escritores são influenciados pela literatura que já leram.

Eu lhe convido a fazer um exercício bem simples, pegue papel e caneta, ou no anote no bloco de notas de seu celular, faça uma lista de coisas que você está fazendo e que estão contribuindo para aumentar seu repertório, como por exemplo: ler livros, ouvir músicas, assistir vídeos, conversar com pessoas diferentes, assistir filmes, viajar, ler artigos, revistas, praticar atividades diferentes, aprender uma nova habilidade, enfim, são tantas as possibilidades, basta você querer.

Conectar pessoas, lugares, objetos e ideias diferentes dá impulso a sua imaginação. Você pode praticar essa habilidade usando metáforas provocativas, interagindo com pessoas fora dos seus círculos habituais, desenvolvendo ideias existentes e encontrando inspiração em lugares inesperados. Que tal começar agora?