Canal Içara

Canal Içara

13 de dezembro de 2019 - 13:43
Cotidiano » Dia das Mães 2014
Um Dia das Mães especial
11/05/2014 às 10:23 | com informações da assessoria do HSD
Para Pâmela Oliveira Teixeira este é um Dia das Mães especial. Afinal, o sonho de passar pela maternidade se concretizou na madrugada de sábado. Neste domingo ela retornou então para a casa. "Ganhei um presente: a Yohanna. Escolhi o nome ao ver um filme e gostei também do significado. Quer dizer Deus é gracioso", aponta. Ao lado da cama, ela realizou ainda o desejo de uma avó. Desde o parto até a saída do Hospital São Donato, a jovem de 25 anos foi acompanhada pela mãe Lucia Souza. "Serei bem coruja", avisa.

Somente no sábado foram realizados quatro nascimentos. Todos em parto normal. Entre elas está também Lidiane de Mattias dos Santos. "Agora entendo o que sentem as mães e, com certeza, darei mais valor a minha mãe e sogra", coloca. No caso dela, a chegada de Pedro ocorreu numa data já especial. É que além do nascimento do garotinho e do Dia das Mães, completou seis anos de casamento, neste ano, na maternidade no hospital.

Assim como nas estatísticas gerais brasileiras, em Santa Catarina os hospitais aparecem como principais equipamentos para a natalidade. É desta forma que ocorrem em média 99,51% dos nascimentos no estado. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, apenas 0,2% dos bebês vivos registrados tiveram o parto em casa. Outros 0,14% ocorreram em outros locais.

Somente neste ano, a fundação filantrópica realizou cerca de 70 partos por mês. Isto significa quase 300 novos içarenses que se somam aos mais de 51,4 mil habitantes calculados em 2013. Trata-se do segundo maior município da Região Carbonífera. O IBGE aponta ainda 6,6 milhões de moradores em Santa Catarina e 201 milhões em todo o Brasil. A previsão é que a população no país chegue a 228,4 milhões de pessoas em 2042.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas