logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Unesc: Programa Universidade Gratuita abre inscrições nesta quinta-feira

Única Universidade Comunitária do Sul terá até quatro mil vagas em 2024

Compartilhar:

O Programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado de Santa Catarina, abre as inscrições para o primeiro semestre de 2024 nesta quinta-feira, dia 14. Neste ano, a Unesc terá até quatro mil vagas disponíveis para aqueles que querem realizar o sonho do ensino superior. Para participar, o acadêmico precisa estar matriculado em um dos mais de 40 cursos de graduação presenciais. Na página unesc.net é possível acessar todas as opções presenciais e os diferenciais de cada um. Já no www.unesc.net/universidade-gratuita estão disponíveis todas as informações sobre o programa.

Além disso, os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Outras informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 3431-2545, além do Whatsapp (48) 9 9644-0170. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Os estudantes devem realizar o cadastro no sistema por meio do site www.sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br e entregar os documentos comprobatórios até as 19h do dia 26 de março. O projeto é voltado aos candidatos nascidos em Santa Catarina ou que residem no estado há pelo menos cinco anos, com renda mínima per capita de até oito salários mínimos para Medicina e quatro salários mínimos para os demais cursos.

Ajustes para atender ainda mais estudantes

Ao todo, o Programa Universidade Gratuita disponibilizará 89 mil vagas gratuitas no ensino superior até 2026. A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, lembra que o programa passou por ajustes neste ano. “São mudanças entendidas como necessárias para que a iniciativa possa atender um número ainda maior de estudantes. Entre as alterações, está o critério de escola pública que passa a ser preferencial e não prioritário, como foi no primeiro ciclo. Além disso, os estudantes do Uniedu permanecerão até o fim do curso com a bolsa preteritamente destinada; a contrapartida dos estudantes na forma de Pesquisa e Extensão para além dos serviços, entre outras mudanças que serão anunciadas no lançamento do novo decreto e edital”, conta.

Critérios do Programa Universidade Gratuita

- Estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa, e que os cursos de graduação sejam presenciais e reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a três ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a três;
- Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
- Ser natural de Santa Catarina ou residir no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
- Possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para cursos de Medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos.