logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Unidades de Saúde de Içara iniciam campanha de vacinação contra a gripe

Dia D de imunização acontecerá no segundo sábado de abril, dia 13

Compartilhar:

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) começou em Içara nesta segunda-feira, dia 25. Os imunizantes poderão ser aplicados até o final de maio em todas as Unidades de Saúde da Família. Neste ano, a campanha será realizada em uma só etapa para todos os grupos prioritários: Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; Trabalhadores de Saúde; Gestantes Puérpera (mulheres na quarentena); Professores; Pessoas com 60 anos ou mais; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo.

“O imunizante é seguro, confiável e ajuda a reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza. Se você faz parte do público-alvo, procure a sua Unidade de Saúde e proteja-se. A doença é de fácil transmissão e pode ocasionar quadros graves, inclusive óbitos”, afirma o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler. As USFs abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. "É necessário levar a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa a coordenadora da Atenção Básica, Shirley Gazola.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos variam de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

“Estamos no outono, época em que as temperaturas começam a ser mais baixas e as síndromes respiratórias são mais comuns. A Influenza apresenta um grau de transmissão muito alto, mas a vacina é capaz de minimizar a carga do vírus e por isso é considerada a melhor forma de prevenirmos a doença e evitarmos sobrecarregar o sistema de saúde”, enfatiza Sandro.