logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Unisul prepara novos cursos para 2014

Compartilhar:

A partir do primeiro semestre de 2014, a unidade da Universidade do Sul Catarinense (Unisul) de Içara, contemplará novos cursos de graduação e pós-graduação. A novidade surgiu após a realização de um estudo de campo na cidade, onde foi constatada a necessidade de oferecer aos alunos novas opções de ensino. Além do curso de Direito já existente no período vespertino, serão inseridas novas turmas matutinas e noturnas.

A comunidade terá a oferta também dos cursos de Pedagogia e Tecnologia em Gestão Financeira. Já na área de pós-graduação, entram Direito Tributário, Gestão Pública e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. “Resolvemos ampliar a oferta porque a Unisul é uma marca forte em todo o estado e estávamos com apenas um curso aqui em Içara. Fizemos um estudo com alunos, diretores e até empresários, para saber as necessidades da comunidade. Saber quais cursos a população gostaria que tivesse, etc. Acho que estava faltando isso para a nossa unidade, novas oportunidades para os alunos”, explica o gerente da unidade, Alex Somariva.

Para divulgar os nossos trabalhos foi lançada a campanha “Unisul para quem quer tudo”. Que teve início no último dia 13 e segue até 9 de março. De acordo com a coordenador do curso de Administração na unidade e gerente de Relação com o Mercado da Amrec, Kátia Maccari Cechinel, a campanha é voltada para o público jovem, que geralmente são os que se matriculam no mês de dezembro. “A Unisul possui ensino de qualidade, pesquisa, extensão, e os melhores cursos em uma grande estrutura. É tudo que faz dela uma universidade pra quem quer tudo. Este é o tema da nova campanha do Processo Seletivo da Unisul”, coloca.

O conceito de campanha é focado no público deste processo seletivo, nos jovens: aqueles que tudo querem. “O que passa na cabeça dos jovens? O que ele precisa para ter sucesso no mercado de trabalho? Entendemos que o jovem precisa da melhor formação. Para isso, ele precisa tanto da melhor estrutura, quanto dos melhores professores; precisa tanto de cursos reconhecidos, quanto de fácil acesso aos ambientes de aprendizagem”, acrescenta.

A novidade para o próximo ano na unidade não será apenas no lançamento de novos cursos. Para abrigar o número maior de alunos, é preciso que a estrutura física seja ampliada. De acordo com Kátia, as obras devem iniciar já no mês de novembro e encerram um pouco antes de março, no retorno das aulas.

“Até o ano de 2011, a Unisul de Içara abria inscrições para os cursos de Administração, Direito e Processos Gerenciais. Contudo, de acordo com a demanda, se manteve apenas o curso de Direito, que tem novas vagas todos os semestres. Os outros dois acabaram sendo extintos. Hoje temos Administração, mas apenas dos alunos que já estavam estudando e vão seguir até a formatura. As salas, no entanto, comportavam o número de alunos que tinham. Agora, com esses novos cursos, precisamos ampliar o nosso espaço para oferecer melhor conforto aos nossos discentes”, pontua a gerente de Relação com o Mercado da Amrec.

Kátia diz ainda que também haverá o remanejamento de alunos. “Nós trabalhamos também com o ensino virtual. Então, nos dias em que os alunos estudo de casa, outros podem utilizar das salas disponíveis. Será tudo bem preparado para acolher todos os novos estudantes da nossa unidade”, completa.

Para o curso de Direito foram disponibilizadas 20 vagas através de vestibular e as matrículas se encerram já nesta semana. Para os demais cursos, será utilizado o sistema de histórico escolar e, para isso, basta o aluno procurar a instituição de ensino. Os editais dos cursos de pós-graduação, serão disponibilizados no final do mês de novembro. O número de turmas para cada curso dependerá da demanda.

“Essas visitas que estamos fazendo nas escolas têm sido bastante produtivas. Percebemos, inclusive, o interesse dos alunos por cursos em outras áreas. Infelizmente não podemos dispor de todos aqui na nossa unidade. Mas orientamos que procurem outras cidades como Araranguá e Tubarão. Sobre os novos cursos aqui em Içara, a aceitação tem sido excelente. Agora vamos aguardar para ver qual será a demanda e quantas novas turmas serão abertas”, finaliza Kátia Cechinel.