logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vacinação contra a gripe inicia com idosos e doentes crônicos

Compartilhar:

Idosos e doentes crônicos com atestado médico já podem obter a vacina contra a gripe nesta segunda-feira, dia 17. A partir do dia 24 a imunização será estendida então para gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças de até cinco anos. “É importante reforçar que as pessoas procurem a Estratégia de Saúde da Família do bairro para não sobrecarregar as demais unidades”, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté.

Até o último ano, a meta era atingir 80% do público alvo, mas Içara chegou a 99% com 12182 pessoas imunizadas. Este ano a meta subiu então para 90%. Dentre 15 notificações na cidade, apenas quatro foram identificados como H1N1. Em Santa Catarina, por vez, 722 casos foram confirmados com a influenza A (H1N1), um por influenza A (H3N2) e 27 por influenza B. Houve também 114 óbitos por influenza A (H1N1) e três pela influenza B. Todos os três vírus fazem parte da campanha de 2017.

A expectativa do Ministério da Saúde é que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio. Espera-se também que ocorra a redução de 32% a 45% nas internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe com a aplicação de 60 milhões de doses. Além de buscar a imunização, a recomendação é também lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.