logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vacinação em Içara é ampliada para idosos acima de 75 anos

Agendamento está sendo realizado pelas unidades estratégicas de saúde

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde de Içara recebeu nesta semana uma nova remessa de vacinas contra a covid-19, o que possibilitou o início da imunização de idosos acima de 75 anos. No entanto, com apenas 260 doses recebidas, esse público também será vacinado em etapas, conforme agendamentos feitos pelas unidades de saúde dos bairros onde residem.

“Neste momento, a prioridade no município é dos idosos a partir de 75 anos. No último lote, recebemos poucas doses para profissionais de saúde, que já foram usadas. Para esse público estamos usando a sobra dos idosos, pois o frasco após aberto deve ser usado em algumas horas. Quando algum idoso falta e não conseguimos colocar outro no lugar, chamamos profissionais cadastrados através do link da Secretaria de Saúde”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté.

Segundo ela, a vacinação é organizada de acordo com o número de doses recebidas. “Como a quantidade é pequena, estamos fazendo agendamento por telefone e vacinando em unidades estratégicas. As agentes comunitárias de saúde estão avisando os idosos cadastrados no sistema de saúde do município para fazer o agendamento. Idosos acamados ou domiciliados estão sendo vacinados em domicílio”, aponta.

Assim, eles precisam esperar serem chamados para receber as doses, aplicadas na Vigilância Epidemiológica, no Ambulatório de Saúde Mental, e nas Estratégias Saúde da Família Vila Nova II, Nossa Senhora de Fátima e Presidente Vargas. “Seguiremos as determinações do estado de Santa Catarina para a distribuição das doses ao público-alvo”, reitera o secretário de Saúde, Sandro Ressler.

Os números da Vigilância Epidemiológica apontam que até essa quinta-feira, dia 11, 786 profissionais de saúde e 55 idosos de instituições de longa permanência haviam recebido a primeira dose da vacina em Içara, além de 874 idosos a partir de 75 anos. Já a segunda dose foi aplicada em 472 pessoas.

Compra de vacinas

A prefeita Dalvania Cardoso e o secretário de Saúde de Içara também assinaram a carta de intenções da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), para a compra de 50 mil doses de vacina Sputnik V, de fabricação da russa. A aquisição aceleraria o processo de vacinação, atualmente dependente do envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira, a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o imunizante com a intenção de compra de cada município. Em seguida, a empresa terá 72 horas para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. A Fecam ressalta que o pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.