logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Viaduto expõe obras de arte urbanas

Compartilhar:

As pichações foram tampadas e no lugar delas agora aparecem grafitagens figurativas e assinaturas de praticantes da região. A intervenção de arte urbana começou pelo viaduto da Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445) sobre a Avenida Procópio Lima neste sábado, dia 2. Tanto agradou que mais espaços serão disponibilizados para o projeto #ArteNaRua. "Temos o viaduto Ângelo Giassi e os viadutos na BR-101", sublinha o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

No caso de Içara, a ideia para a mudança na paisagem urbana era interagir com o próprio espaço. A proposta foi cumprida com o desenho de um trem estilizado em referência direta a linha férrea que corta o Centro da cidade. Os trabalhos foram realizados pelas equipes dos artistas Ricardo Bernardo (Herok), Caio Cesar Ricardo e Gustavo Menezes. “Ficaram excelentes”, referenda a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro.

O movimento artístico envolveu também outros aspectos da cultura hip-hop na Praça da Juventude Fernando Pacheco. A técnica do grafite foi ensinada em uma oficina. A dança foi apresentada pelo Grupo Soul Dance. Além disso, o espaço recebeu um minigame de skate e abriu espaço para a prática do slackline.

“A nossa intenção era mostrar para a cidade o que é arte urbana. O resultado superou as expectativas”, enaltece Eduarda Cardoso Varmeling. Ela se empenhou na organização junto com as colegas do curso de Artes Visuais da Unesc, Anetais Candido Motta, Fernanda Alves da Silva, Silvia Monteiro Clemente e Tamires Assis.

“Para as alunas foi um aprendizado importante. Elas optaram pelo estágio fora da sala de aula e com isso tiveram mais chance de inventar. Precisaram lidar com instituições e somaram experiência na organização do evento. Ter um trabalho tão integrado com a comunidade também dá visibilidade para o curso. É sempre bacana”, coloca a coordenadora-adjunta e professora de estágio, Aurélia Honorato.

Confira mais imagens