logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Viagem-teste de trem ocorrerá em abril

Compartilhar:

O projeto de transporte ferroviário dos universitários de Içara para as instituições de ensino no bairro Pinheirinho, em Criciúma, está próximo de ser colocado à prova. Nos próximos 15 dias, equipes da secretaria de Obras, Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Criciúma deverão finalizar as intervenções no local de desembarque. É o último passo para o novo teste.

“Nesta quarta-feira será feito o asfaltamento da parte alargada, depois nós realizaremos o nivelamento do meio-fio e, por último, serão construídas duas lombadas elevadas para garantir a segurança dos pedestres”, enumera o secretário André De Lucca. O investimento está estimado em R$ 50 mil.

Desde novembro do último ano, a equipe trabalha na perfuração da terra, instalação das aduelas de concreto e no alargamento da pista de rolamento. Depois de finalizada, a obra será vistoriada por funcionários da Ferrovia Tereza Cristina. Se as instalações corresponderem às normas de segurança, em 15 dias deverá ser realizada uma viagem-teste com os estudantes.

“Depois disso não há nada planejado para essa linha começar de fato a operar. Tudo isso dependerá do interesse das pessoas. É um projeto muito maior”, esclarece o diretor da FTC, Benoni Schmitz Filho. “A construção da passarela e da calçada já eram reivindicações antigas da comunidade. Mesmo que não tenha o transporte, as pessoas que moram lá aproveitarão a obra da mesma forma”, aponta.

Conforme o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, após o início do transporte dos estudantes, a medida deverá ser ampliada para outros segmentos. “Nós já estamos perdendo tempo. Nós temos uma grande malha ferroviária na região que deveria ser mais bem aproveitada. Acredito que o fluxo será cada vez maior, e no futuro poderemos transportar outras pessoas que também quiserem usar da ferrovia”, projeta.