logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vírus H7N9 pode contaminar humanos

Compartilhar:

Conforme a Organização Mundial da Saúde, o vírus H7N9 sofreu mutações para uma forma capaz de infectar as pessoas. Até então ele só afetava aves. "Foi detectada uma mutação do vírus que permite a infecção em mamíferos", disse o porta-voz Gregory Hartl nesta quarta-feira, dia 3. "Aparentemente a mutação facilita a infecção em humanos", coloca.

Ainda de acordo com a agência da ONU, há sete casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus H7N9. No entanto as autoridades chinesas elevaram o número para nove e já relataram três mortes. Conforme Gregory, "não há qualquer prova" de contágio entre pessoas até agora. O porta-voz considera de "moderada a alta" a possibilidade de novas infecções de humanos.

Segundo ele, uma das probabilidades é que a infecção seja ambiental. Quanto a isso, autoridades sanitárias não conseguiram estabelecer qualquer relação epidemiológica entre os infectados associando os casos às áreas geográficas. Há estudos sobre dois casos de pessoas que mantiveram contatos com aves e dois com porcos. A possibilidade de os suínos serem a fonte de contágio não foi confirmada.