logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Você sabe o que é síndrome do ninho vazio?

A síndrome causa vários impactos na vida dos pais e os sintomas podem estar também relacionados com os transtornos depressivos

Compartilhar:

Todo mundo conhece aquela velha expressão “a gente cria filhos para o mundo”. Isso realmente é verdade e faz parte da evolução do ser humano, porém, para alguns pais não é uma tarefa fácil de lidar, porque a ausência do filho gera um sofrimento No entanto, a maioria dos pais considera uma decisão imatura ou são superprotetores.

O sofrimento causado pela ausência dos filhos é conhecido também pelo os profissionais da saúde mental por Síndrome do Ninho Vazio, essa síndrome causa vários impactos na vida dos pais, embora seja difícil de diagnosticar, porque seus sintomas podem estar também relacionados com os transtornos depressivos, nesse caso é muito importante observar o período desse sofrimento.

A síndrome do ninho vazio apresenta vários sintomas, dentre eles: tristeza, choro impulsivo, raiva, depressão, distúrbios do sono, distúrbios alimentares e entre outros. Nesse período é muito importante os pais reconhecer e aceitar que os filhos vão sair de casa em busca da sua autonomia, ou seja, vão trilhar os seus próprios caminhos, até mesmo porque encerrar um ciclo faz parte da vida.

Muitas vezes o relacionamento dos pais e dos filhos melhora muito quando eles não residem na mesma casa. Quando os filhos saem de casa é um momento em que os pais precisam ressignificar as suas vidas porque percebem que não se encontraram em outros papéis, que não os de ser de pai e mãe. A ajuda dos filhos é de extrema importância, sendo que deve ter uma inversão de papéis, com os filhos “consolando” os pais. É interessante os pais revisar as atividades que dão prazer e fazer uma lista de tudo que deseja e priorizá-la.

Uma das formas de trabalhar na psicoterapia com a Síndrome do Ninho Vazio é a aceitação para que entendam melhor seus sentimentos encarando com normalidade e compreendendo melhor esta nova etapa da vida.

“Nossos filhos não são nossos, eles são filhos da vida ansiando pela vida”
- Friedrich Nietzsche