logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Abrangência baixa dificulta coleta seletiva

Compartilhar:

Desde que foi criada há nove anos, a Cooperativa de Reciclagem de Içara (Coperi) ainda não consegue gerar uma produção suficiente. “Temos que esperar quase um mês para gerar uma produção boa”, explica uma das associadas, Joelma Medeiros Antonio. É dela e do marido o caminhão usado para recolher os materiais no bairro Cristo Rei.

“A prefeitura dá o óleo e paga dois funcionários uma vez por semana, meio período, para recolherem o lixo. Esse lixo recolhido nós levamos mais um período para fazer a triagem, então é tudo muito rápido, não dá para contar com essa renda para sobreviver”, lamenta. Segundo ela, a maioria dos associados voltou para a roça.

“Não é algo que seja fixo, se esperarmos somente pelo dinheiro da venda dos materiais, morremos de fome. Se todos os bairros participassem da coleta, seria diferente, pois geraria um volume de produtos reciclados bem maior e, consequentemente, mais empregos”, indica. “Muitos tem bom senso, e já sabem como proceder, mas outros ainda não sabem e misturam algumas coisas. Acho que falta orientação”, coloca.

“As agentes de saúde, quando passavam nas casas, iam informando sobre o projeto e dando algumas orientações. Além disso, foram realizadas reuniões para conscientizar todas as famílias”, contrapõe o presidente da Fundai, Eduardo Rocha de Souza. “Contrataremos um caminhão para fazer o transporte. Além disso, verificaremos a possibilidade da Coleta passar em todos os bairros”, pontua.