Canal Içara


23 de fevereiro de 2017 - 13:08
Agricultores podem apelar para Ação Popular
17/02/2008 às 13:13 | Taise Forgiarini - Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
A polêmica disputa entre empresários do carvão, agricultores e sindicatos voltou a tona na segunda-feira, dia 18. A nova audiência sobre a instalação de uma mina na localidade de Santa Cruz aconteceu às 14h30min, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. A decisão havia sido adiada no mês de dezembro. Nesta semana a agunia chegou ao fim: a mina irá se instalar na cidade.

O placar final foi de 28 a 13 para a mineradora. Uma nova opção poderá ser uma Ação Popular. Nesse tipo de mobilização, é necessário que a população apresente um projeto de lei. Para isso, uma porcentagem da população deve assinar o documento.

O ambientalista içarense Gilmar Axé informa que aproximadamente 500 pessoas contrárias à instalação da mina fizeram parte da comitiva. "Estamos lutando há dois anos e a mobilização destas pessoas mostra o quanto o movimento se fortaleceu neste período”, manifestou Axé.

Ambientalistas de Içara e região se mobilizaram durante a semana para realizar uma ampla divulgação sobre o movimento. Um manifesto em forma de convite foi encaminhado via e-mail a mais de mil pessoas em apenas um dia. “Com sete deputados estaduais, dois federais e milhares de reais investidos na mídia todos os meses, é muito difícil que a gente encontre uma brecha verdadeira para que nossa voz seja ouvida”, dizia o manifesto.
+ Economia