logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aneel definirá tarifa da Cooperaliança

Compartilhar:

A tarifa que os associados da Cooperaliança pagarão entre 2009 e 2012 será o tema de uma Audiência Pública marcada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme publicado pela estatal, as “informações adicionais para o aprimoramento da segunda revisão tarifária periódica” serão levantadas na quinta-feira, dia 2, no Salão Paroquial São Donato, das 8h30 às 12h30. O local tem capacidade para 400 pessoas.

Acesse:
» Acompanhe o processo na Aneel
» site: www.cooperalianca.com.br

A discussão sobre o preço aplicado pelas concessionárias acontece a cada quatro anos. Mas a regra vale somente desde 2005. Por isso, agora em 2009, é a segunda vez que este ciclo é realizado. Desta vez, o processo iniciou em outubro de 2008. Em maio de 2009, a agência reguladora fez uma auditoria para a checagem das informações repassadas pela cooperativa. E no mês de julho, dará um último parecer sobre os valores.

Conforme consta em relatórios publicados pela Aneel, o valor cobrado em Içara deverá ter a redução de 10,33% para os consumidores A e B. “Essa redução é resultante de todo um trabalho feito pela Cooperaliança na melhoria de redes, redução de custos, diminuição de perdas, investimentos em qualidade, treinamento pessoal, implantação da ISO-9001, além de reavaliações feitas pela Agência em custos por eles administrados”, explica o contador da empresa, Daniel Vieira, em nota publicada no site da cooperativa.


TARIFA AINDA SERÁ REAJUSTADA ANUALMENTE

Segundo a assessora de imprensa da Cooperaliança, Tais Pacheco, além da reavaliação das tarifas a cada quatro anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também divulga anualmente o Índice de Reajuste Tarifário (IRT). O cálculo leva em consideração a inflação, custo da compra da energia e o desempenho da concessionária.