logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Bananicultores enfrentam dificuldades para exportar

Compartilhar:

O deputado federal Acélio Casagrande reuniu-se com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na última quarta-feira, 6, para analisar a penosa situação dos bananicultures brasileiros, sobretudo de Santa Catarina, que tem enfrentado grande enfraquecimento por causa das fortes geadas e das barreiras fitossanitárias. A intenção é que o ministro interfira em favor dos produtores.

As dificuldades aumentam quando o assunto é exportação para a Argentina. As exigências realizadas pelos hermanos têm sido barreiras quase intransponíveis. Os produtores têm até o próximo dia 2 de junho para provar a inexistência da praga da ferrugem da bananeira, sob pena de enfrentaram embargos. As exportações chegaram a ser suspensas por cinco dias.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a praga nunca foi registrada no Estado.

O Estado de Santa Catarina é o terceiro maior produtor de banana do país, que ultrapassa 650 mil toneladas por ano. A atividade é a principal fonte renda de mais de cinco mil famílias e beneficia ainda 20 mil indiretamente. O território catarinense representa cerca de 63,8% das exportações brasileiras com volume de 135 mil toneladas/ano.