logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cai índice de cheques devolvidos

Compartilhar:

Em julho, 1,74% dos cheques emitidos em todo o país foi devolvido por falta de fundos. É a menor taxa verificada para o mês desde 2004, quando deixou de ser compensado 1,56% dos cheques emitidos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 18, pelo Serasa Experian. Segundo o indicador, no acumulado dos últimos doze meses, houve recuo de 9,8% no número de cheques compensados enquanto o de cheques devolvidos por falta de fundos caiu 29,9%.

O Amapá lidera a lista dos estados que registraram o maior número de cheques devolvidos, entre janeiro e julho deste ano, com 11,25%. Na sequência estão Maranhão, com 9,71%, Roraima e Acre com 9,41% e 7,86% respectivamente. São Paulo foi o estado com menor número devoluções no período: 1,41%. Em seguida estão Rio de Janeiro (1,53%), Paraná (1,64%) e Santa Catarina (1,66%).

Por regiões, a Região Norte registrou o maior índice de calote com cheques (4,15%), seguida por Nordeste (3,23%); Centro-Oeste (2,39%), Sul (1,76%) e Sudeste (1,52%). Na avaliação da Serasa Experian, a queda em relação a 2004 ocorreu porque o consumidor tem preferido fazer dívidas com prazos mais longos que os oferecidos em compras e contratação de serviços com cheques pré-datados. De acordo com as perspectivas da entidade, a redução do número de cheques sem fundos deve continuar, mas a inadimplência pode aumentar pontualmente em função de datas com grande estímulo ao consumo, como o Dia das Crianças, em outubro, e o Natal, em dezembro.