logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cinco ferramentas para ajudar no engajamento de clientes

Compartilhar:

Antes de iniciar, quero agradecer aos leitores da postagem passada. Vocês colocaram esta coluna como uma das mais lidas da semana no Canal Içara. Muito obrigado! :)

Agora vamos lá… não só de notícias vive o mundo dos negócios. Eu sei que nem todo mundo consegue gerar insights a partir de notícias e já sai aplicando em sua empresa. Por isso, nesta semana aqui na coluna de Empreendedorismo e Inovação, apresentarei cinco ferramentas para te ajudar no engajamento de clientes, ou seja, no relacionamento com seu público.

#1 Google Meu Negócio: sim, para quem não sabia, quem edita as informações das empresas no Google são as próprias empresas. Alguns podem ter pensado: “Ah, Deinyffer, mas isso é tão óbvio”... Pois é, é tão óbvio que ainda pesquiso empresas no Google e não encontro informações do telefone correto da empresa, do site e quem dirá horário de funcionamento. Quer fazer um teste de que não estou mentindo? Amanhã é feriado municipal em Içara. Pesquise no Google três empresas do comércio no município (indústrias e supermercados podem funcionar normalmente) e veja o horário de funcionamento. Garanto que, das três, duas estarão como “abertas” no Google, isso se tiverem horário de funcionamento cadastradas. Além disso, você conseguirá ver outros dados sobre sua empresa, por exemplo, de quantas pessoas pesquisaram seu negócio na rede e quantos cliques deram em suas informações.

#2 Google Trends: ainda nas ferramentas do Google, esta te mostra os os termos mais pesquisado no mundo, no Brasil ou em Santa Catarina em determinado período, incluindo termos relacionados ao seu negócio. Mas qual a vantagem? Você consegue identificar tendências, ter ideias de conteúdos para seus clientes e é uma das premissas para ser melhor rankeado nas pesquisas do Google, ou seja, para estar no topo dos resultados das buscas.

#3 Mailchimp ou Benchmarkemail: sabe aqueles e-mails marketing personalizados que você recebe? Além de vir com o seu nome, eles também são atrativos, com botões de direcionamento para compras, conteúdos e até mesmo para as redes sociais da empresa que te enviou. Para você enviar um e-mail para até 2.000 contatos, ou disparar para até 12.000 no mês, estas duas ferramentas são gratuitas. Muito fácil de mexer, bem didático e com tutoriais na internet. Além disso, não se limita aos 11 contatos por disparo que o Gmail e Hotmail impõe para seu e-mail não cair em spam. Quer mais? Você sabe exatamente se o cliente recebeu o e-mail, se leu ou ignorou, se abriu algum link e em que parte do e-mail clicou. É simplesmente fantástico!

#4 Canva: Crie design para tudo! Sim, crie o conteúdo visual da sua empresa, seja para redes sociais, para e-mail marketing, um relatório ou o que for, tudo de forma simples e gratuita (plano básico), inclusive, com fotos de seus produtos ou serviços. Afinal, nenhum cliente criará engajamento se não brilhar os olhos com uma boa apresentação.

#5 Bit.ly: sabe quando você precisa compartilhar um link, seja do site ou redes sociais, e quando você copia e cola, este link fica gigante e cheio de caracteres? Pois é, fica até feio enviar isso para o cliente, sem contar que o cliente fica até com o pé atrás, achando que poderá ser vírus. Com o Bit.ly, além de reduzir o link, você consegue renomeá-lo, dando credibilidade ao conteúdo que você deseja compartilhar. A plataforma também monitora quantas pessoas abriram o link, o que mede o sucesso do seu compartilhamento.

Já conhecia estas ferramentas? Qual a sua já empresa utiliza? Ficou com dúvidas? Existe uma opção aqui no final da página para você comentar via Facebook e nos dizer o que achou. Podemos trocar uma ideia por ali ou nos contactarmos nas redes sociais. Ahh… e se a sua empresa for de Içara, não esqueça de informar o horário de funcionamento no feriado na plataforma do Google Meu Negócio. ;)


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Creditas anuncia compra da startup Creditoo;
#2 Próxima parada da francesa de caronas BlaBlaCar: assentos vazios em ônibus;
#3 Startup que substitui Correios lança solução para microempreendedores;
#4 Há uma fila de Fintechs interessadas em pedir autorização ao BC, diz Ilan;
#5 As 25 próximas startups bilionárias em 2019, segundo a Forbes;

EVENTOS:
@ Workshop Ecossistema de Inovação, 07 de agosto, na SATC;
@ Side By Side – Como usar dados para criar estratégias, 08 de agosto, na ACIC;
@ Workshop Repertório Criativo, 10 de agosto, em Criciúma;
@ Startup Summit 2019, 15 e 16 de agosto, em Florianópolis;
@ AGO CEJESC - Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, 22 e 23 de agosto, em Içara
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis. Últimos passaportes a venda;