Economia | 28/08/2025 | 16:58
Comércio puxa geração de empregos formais em Içara no mês de julho
Conforme o Caged, setor teve 36 vagas líquidas em julho
Redação
Compartilhar:
O município de Içara fechou o mês de julho de 2025 com um saldo positivo de 12 vagas formais. Os dados do Novo Caged divulgados nesta quarta-feira, dia 28, indicam 1.160 admissões e 1.148 desligamentos no mês. O setor que mais contribuiu foi o comércio com 36 vagas líquidas. O setor de Serviços também apresentou resultado favorável, com 17 novas contratações. Já os demais segmentos fecharam o mês no negativo: Indústria (-28), Construção (-11) e Agropecuária (-2).
Apesar das perdas principalmente na Indústria — setor que concentra mais de 40% do estoque formal de empregos no município —, o desempenho do comércio e serviços sustentou o saldo total no azul. Pelos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o tempo médio de permanência dos desligados na indústria foi o maior entre os setores, com 21,5 meses.
SERVIÇOS - No acumulado de janeiro a julho de 2025, Içara soma 618 vagas formais a mais, com destaque para o setor de Serviços, que lidera com 298 novos postos. Em seguida está o comércio (199), Construção (126) e Agropecuária (6). A indústria, por vez, teve retração de seis vagas. Conforme o painel do Caged, o saldo anual continua sendo sustentado principalmente pelas contratações de jovens e trabalhadores com ensino médio completo, além da estabilidade em segmentos ligados ao consumo local.







.png)
.png)




































