logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cooperaliança lança campanha contra furto de energia

Compartilhar:

O Brasil perdeu aproximadamente 31,5 mil gigawatts de energia com furtos, desvios ou fraudes em 2018. Essa quantidade seria suficiente para abastecer todo o estado de Santa Catarina. Em Içara, Balneário Rincão, Jaguaruna e parte de Araranguá, a Cooperaliança já intensificou as vistorias contra a prática ilegal. Além disso, uma campanha de conscientização pretende levar informações aos consumidores sobre as consequências do crime.

“Caso confirmada a irregularidade consumidor pode responder criminalmente, conforme previsão legal capitulado no artigo 155 do Código Penal. Além da sanção criminal, há o pagamento de multa e dos valores utilizados durante realização do crime”, alerta o responsável jurídico da concessionária, Ivanir Pacheco.

Denuncie: Em caso de suspeita, denuncie ligações clandestinas na rede elétrica para a Cooperaliança pela central 0800-484040.
“Os desvios de energia burlam o sistema de proteção da medição e geram grandes perigos. Vale lembrar, que se tratando de eletricidade, na maioria das situações os acidentes são fatais”, ressalta o técnico da concessionária, Mateus Búrigo Dalmolim. “A prática é registrada em todas as classes consumidoras, sendo residenciais e industriais. Nosso objetivo é diminuir os impactos de uma cultura já instalada”, acrescenta o presidente Reginaldo de Jesus, o Dede.