logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Creche utilizará energia solar no PV

Compartilhar:

Captar luz solar por meio de células fotovoltaicas para reduzir o consumo de energia elétrica. Esse é o objetivo da Cooperativa Fumacense de Energia num projeto piloto no Centro Educacional Infantil Alegria do Saber, na comunidade de Presidente Vargas, em Içara. De acordo com o engenheiro eletricista e de segurança, Adelcio Casagnoli, os painéis já foram comprados e devem ser instalados nos próximos dias.

“A cooperativa está realizando estudos de geração de energia. Para isso, resolvemos implantar o miniprojeto nessa creche, além de outros três lugares, para que durante um ano possamos analisar esse processo de captação de luz solar. Optamos por esse tempo para que possamos ter uma noção de como funciona nas quatro diferentes estações do ano”, explica.

“Na geração fotovoltaica a energia solar é captada através de células do efeito fotovoltaico que depois é convertida para energia elétrica. Essa energia captada pode ser utilizada, por exemplo, para as lâmpadas, ou para televisão ou para a energia inteira da casa. E, quando não utilizada, ela fica armazenada e pode ser distribuída para outras pequenas usinas”, ressalta.

Para quem tem interesse de implantar o sistema, o valor dos painéis alterna de acordo com a necessidade. “Um casa que gasta 200 kilowatts/hora deve pagar cerca de R$11 mil. Estima-se pagar esse valor num tempo de oito anos, mantendo o que já se pagava de energia mensalmente”, pontua.

“Nós realizamos uma reunião com a Cermoful que explicou o funcionamento do projeto. Parte do bairro Presidente Vargas é atendida, na questão de eletricidade, por Morro da Fumaça. E a creche Alegria do Saber foi escolhida porque é bastante grande e tem um consumo alto de energia. Assim, a análise do projeto seria proveitosa”, aponta o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Antônio de Mello.