logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Desvendando um dos maiores mitos sobre inovação, e que você precisa saber!

Compartilhar:

Na última semana participei de um painel sobre inovação que aconteceu durante a 165ª Assembleia Geral do CEJESC - Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina, aqui mesmo, em Içara. Jovens de todo o Estado debatendo sobre o tema, compartilhando experiências e conhecimentos.

Nossas grandes referências certamente são os grandes players do mercado: Apple, Netflix, Nubank, Uber e por aí vai. Mas a inovação não acontece somente nas grandes empresas e este é o primeiro mito a ser quebrado. Da mesma forma que estas empresas possuem um grande capital e incontáveis investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a estrutura organizacional é inversamente proporcional, ou seja, quanto mais a empresa cresce, maior a cultura, o legado e a sua responsabilidade com os clientes. Inovar se torna um risco ainda maior nestas circunstâncias devido às raízes que as consolidaram no mercado.

Desconsiderando os fatores de mercado, ou seja, voltado aos clientes, vamos analisar a estrutura. Quanto maior o seu tamanho, mais inflexível a empresa se torna. O que é mais ágil: uma moto ou uma carreta? Uma lancha ou um navio? Um helicóptero ou um boeing? Pois é, a lei da física também se aplica nas empresas e se torna uma grande ameaça aos impérios do mundo moderno.

Mas as grandes empresas já se ligaram nisso e buscaram alternativas para se tornarem mais ágeis, pois sabem que, se não inovarem, se não estarem prontas para mudarem rápido, elas morrerão em breve. Se elas se tornaram inflexíveis devido ao seu porte atual, a ideia é se juntar a empresas menores que ainda não cresceram ao ponto de se tornarem estáticas.

Este foi um dos pontos centrais debatidos no painel e é o que chamamos de inovação aberta. Os grandes players se abriram para o mercado, não desenvolvem mais produtos e serviços trancados em seus laboratórios (como era na inovação fechada) e estão investindo (e investindo pesado) nas empresas de pequeno porte, principalmente startups, para estas ajudarem a inovar em seus processos, produtos e na busca por novos mercados.

Querem tirar a prova real do que estou falando? Observem os principais eventos e editais de investimento em startups no Brasil e pelo mundo. Estes são patrocinados por grandes empresas, nas quais abriram seus principais problemas e buscam por soluções para desenvolverem seus negócios.

O tamanho da empresa não é problema para inovar, ou é, só depende da perspectiva e de que lado você está!


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Anatel define empresa que vai testar o espectro 5G no Brasil;
#2 Mesmo com diploma, brasileiro aceita vaga menos qualificada;
#3 Governo vai privatizar 17 estatais neste ano, diz Guedes;
#4 Prefeitura de SP publica decreto para regulamentar o uso de patinetes elétricos;
#5 Beyond Meat e KFC irão lançar frango frito vegetal - feito de plantas;

EVENTOS:
@ Workshop Gestão do Produto, 27 de agosto, na SATC;
@ Workshop A Arte do Receber, 28 de agosto, na ACII, em Içara;
@ Café com Propósito, 28 de agosto, na Plurall Coworking;
@ ExpoMais 2019, 25 e 26 de setembro, em Criciúma;
@ Startup Weekend Criciúma, 04 a 06 de outubro, na ACIC;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis;