logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Detox Digital: você também precisa fazer um?

Compartilhar:

É muito engraçado como o smartphone nos conecta. Ao mesmo tempo que temos tudo nas palmas de nossas mãos, estamos cada vez mais distantes das pessoas (ou estávamos). Quais são as três primeiras coisas que você faz quando acorda? E quando vai dormir? Muitos de vocês nem precisaram chegar na terceira opção para ver que a checagem das notificações no celular é uma das principais atividades do seu dia, tanto quando ele começa, quanto quando termina, muitas vezes devido ao trabalho, outras por puro lazer e o prazer das redes sociais.

Este mundo ultraconectado fez surgir uma expressão (que muitos já tratam como doença): FOMO. O significado da sigla é Fear of missing out e pode ser traduzido como “medo de perder”. Basicamente, é uma apreensão generalizada de que os outros possam ter experiências gratificantes das quais você está ausente. Essa ansiedade social é caracterizada pelo desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo.

Você também fica apreensivo se não estiver conectado? Sempre falta tempo para você e suas atividades, que chega até estressar? O que acontece se o seu celular não vibra de tempos em tempos? E se acabar a bateria do celular, mas você esqueceu o carregador em casa, como será o seu dia? Será que você também precisa de um “Detox Digital”?

Eu me via neste mundo, cada vez mais atividades e responsabilidades para dar conta. Parando para analisar, passava mais de cinco horas diárias conectado ativamente no celular, fora o tempo perdido com as notificações, que eu até não abria na hora para ver, mas só o fato de o celular vibrar no bolso da minha calça, já me desconcentrava e vinha aquela ansiedade. Quanto mais pessoas eu respondia no WhatsApp, mais atividades acumulavam. Sim, era o tal do “FOMO”. A solução? Detox Digital!

Não é do dia para a noite que se consegue se ver livre de tudo isso. É um processo de desapego, como se fosse uma dieta, só que de internet. Primeiro tira as notificações do Facebook, depois do Instagram, mais difícil ainda é tirar as notificações do WhatsApp e por aí vai… Aos poucos você também consegue, principalmente depois de ver os benefícios, que são quase que imediatos. Não é a toa que a Apple me envia um relatório semanal do meu tempo de uso no smartphone (que vem diminuindo a cada semana, amém!), que o Instagram ocultou a visualização das curtidas (que caiam drasticamente nos diversos perfis), que um dos episódios da última (até então) temporada de Black Mirror trata de um retiro espiritual longe das redes sociais e por aí vai.

A inovação, a tecnologia, a internet das coisas que está vindo aí (iOT) é tudo muito fascinante e tende melhorar a nossa qualidade de vida, desde que do modo correto e com mínimo impacto dos efeitos colaterais.


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Marca criciumense participa do programa Shark Tank Brasil;
#2 Governo japonês fará testes com 100 carros autônomos em Tóquio;
#3 iFood recebe mais de 7 pedidos a cada segundo no Brasil;
#4 Nike as a Service: porque uma assinatura de tênis para crianças é o início da transformação do modelo de negócios da Nike;
#5 Inteligência artificial e robôs vão exigir novos treinamentos de mais de 120 milhões de pessoas;

EVENTOS:
@ Palestra: Caçadores de Bons Exemplos, 10 de setembro, na ACIC;
@ Workshop Benchmarking de Competidores - Cocreation SATC, 10 de setembro, na SATC
@ Dazideia Meetup Criciúma, 11 de setembro, na UNESC;
@ Big Data: a importância para os Negócios, 12 de setembro, no SENAC - Criciúma;
@ ExpoMais 2019, 25 e 26 de setembro, em Criciúma;
@ Startup Weekend Criciúma, 04 a 06 de outubro, na ACIC;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis;