logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

FGTS: 12,8 mil pessoas receberão em Içara

Compartilhar:

Trabalhadores com contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar valores a partir do dia 10 de março. Somente em Içara, serão 12.807 trabalhadores beneficiados. A recomendação do economista especializado em economia pessoal Jorge Antônio Marcelino neste momento é “sentar com a família, fazer uma lista, elencar o que realmente é importante e o que não é”.

“Tudo deve ser feito sem pressa e de forma bem pensada”, orienta. “A primeira coisa que a gente recomenda é o pagamento da dívida monetária, como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial. Isso porque os juros são muito altos e você deve eliminar esta dívida o quanto antes. Não adianta investir em outra coisa e manter esses valores, porque dificilmente algo vai render tanto a ponto de saldar esses juros”, coloca o economista.

Caso a pessoa não tenha dívidas, ou haja sobra de valores, então pode pensar em investir. “O que acontece muito são as pessoas passarem na frente da loja, verem um fogão bonito e, como estão com o dinheiro, acabarem comprando. Quando chegam em casa, veem que estão com dois fogões e sem geladeira”, exemplifica. “Isso é um dinheiro mal investido, porque não foi estudado. As pessoas devem ver bem antes de investir”, reforça.

“O comércio vive uma expectativa muito grande quanto a isso, até porque as pessoas nos últimos tempos têm buscado poupar e, quando chega assim um dinheiro que não era esperado, acabam investindo. E vários setores devem ser beneficiados, como por exemplo o de eletrodomésticos, o de material de construção, roupas entre tantos outros”, considera o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes.

Mas somente conta com direito a retirar valor das contas inativas quem teve contrato de trabalho finalizado até dezembro de 2015 e não fez ainda o saque. Para descobrir se ainda há dinheiro, o trabalhador pode acessar www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para o 0800-726-2017. As agências da Caixa também vão abrir duas horas mais cedo até esta sexta-feira e funcionar aos sábados das 9h às 15h exclusivamente para atendimento aos trabalhadores.