Canal Içara

Canal Içara

06 de julho de 2020 - 07:09
Economia »
Fumicultores adiantam plantio em Içara
11/06/2014 às 07:45 | Especial do Jornal da Manhã
Planejada para o meio do mês de julho, a plantação de fumo está sendo adiantada por muitos produtores da região. A preocupação é que as condições climáticas, agravadas pela incidência de chuva, prejudiquem a colheita programada para setembro. "Eles optam por começar agora para depois já investir na produção de uma cultura diferente. Muitas vezes, plantam um pouco agora e deixam o resto para mais tarde. Assim aliviam a mão de obra", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair De Stefani.

No município, o fumo ocupa atualmente cerca de 35 mil hectares. "O nosso objetivo é sempre de um ano bom. Mas toda produção necessita de um planejamento. Sem planejar ou sem mão de obra adequada, o lucro no fim de produção acaba diminuindo", frisa. Logo após encerrar a colheita do feijão, Gilson Dagostim lançou os trabalhos no cultivo do fumo nas comunidades de Vila Alvorada.

"Tem mais gente com fumo plantado. O resto é porque não conseguiu preparar a terra", coloca o agricultor. Nos quatro hectares da propriedade, o agricultor irá investir R$ 25 mil na preparação da terra e também mão de obra. A expectativa é render 700 arrobas de fumo, sendo que cada uma detém 15kg. "Não está mais valendo a pena. Hoje tem muita burocracia e pouca mão de obra especializada", lamenta.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias