logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara tem o segundo melhor desempenho da região na geração de empregos

Ao longo de 2022, município registrou o acréscimo de 829 vagas no mercado de trabalho formal

Compartilhar:

Serviços, comércio, construção e agropecuária foram, pela ordem, os setores que mais geraram empregos com carteira assinada em Içara no ano passado, enquanto a indústria foi o único a registrar saldo negativo no acumulado de 2022, quando houve o acréscimo de 829 novas vagas no mercado de trabalho formal no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta terça-feira, dia 31, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os números mostram ainda que, entre os 481 postos adicionados pelo setor, os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas responderam por 211; transporte, armazenagem e correio, por 131; alojamento e alimentação, por 80; administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, por 54; e outros serviços, por cinco.

Já o comércio contribuiu com 174 novas vagas, das quais, 91 criadas no segmento de automóveis e motocicletas; 74 por empresas atacadistas e nove em lojas de varejo. Além disso, houve saldo positivo de 163 na construção e de 12 na agropecuária. A indústria, por sua vez, perdeu um posto de trabalho formal no período.

O desempenho içarense no ano é o segundo melhor da Região Carbonífera, que teve saldo positivo de 5.998 empregos formalizados na soma dos 12 municípios. A liderança pertence a Criciúma, com 3.365 novas vagas adicionadas ao longo de 2022. Ao todo, a região conta com 147.031 trabalhadores no mercado formal, entre eles, 20.574 em Içara.