logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara vai receber encontro de apicultores

Compartilhar:

O 31º Encontro Catarinense de Apicultores vai acontecer em Içara. O evento será em 2014 com a perspectiva de atrair produtores além das divisas de Santa Catarina. Igualmente a outras edições, a intenção é chamar atenção de gaúchos e paranaenses. “Os encontros do estado recebem cerca de 500 produtores. É o maior público em comparação aos demais no Brasil e, por isso, chamam ainda mais participantes", explica o vice-presidente da Associação de Apicultores de Santa Catarina, Agenor Castagna.

A terceira edição do encontro em Içara está programada para ocorrer junto com o retorno da Festa do Agricultor. “Vamos ter palestras, exposição de produtores e de equipamentos. O evento vai ser muito importante para divulgar a cidade e movimentar a economia. O aquecimento local ocorrerá, por exemplo, com a ocupação de hotéis, abastecimento de veículos nos postos de combustíveis e compras no comércio...”, sublinha Agenor.

Somente na associação de Içara estão organizados 42 apicultores. Dentre eles, 22 são da própria cidade. Conforme Agenor, o município teve uma safra de 300 toneladas do produto em 2012 e figura entre os maiores produtores de Santa Catarina. Na contagem do IBGE em 2010, Içara ficou atrás apenas de Bom Retiro. Já no ranking nacional, apareceu na 10ª colocação com 350 toneladas entre as 38 mil toneladas produzidas em todo o Brasil.