logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Município dá parecer contra explosivos

Compartilhar:

A ciência sobre o uso de explosivos na Mina 101 foi realizada com um parecer negativo do Município de Içara nesta quinta-feira, dia 7. Conforme o procurador Walterney Réus, a empresa contratada para o serviço se apresentou licenciada pela Fatma e autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. No entanto, para usar explosivo deveria primeiro ocorrer a perícia geológica exigida para a concessão do alvará do empreendimento em Santa Cruz.

A notificação sobre o uso de explosivos chegou no último dia 31 diretamente na Procuradoria, segundo Walterney, sem constar qualquer especificação técnica. A atividade não é licenciada pela Fundação do Meio Ambiente de Içara. Ainda assim uma vistoria deverá ser realizada na próxima semana.

“As Empresas Rio Deserto informam que a licença de operação concedida para esta unidade de extração Mina 101 prevê o uso de explosivos de baixo alcance nas eventuais passagens de falhas, em que não for possível a utilização do minerador contínuo. Neste momento, a equipe técnica está reavaliando a camada e talvez não exista necessidade de explosivos no ponto em que está a frente de trabalho. No entanto, esclarece que existe permissão e, se houver necessidade, utilizará de explosivos para transpor falhas geológicas da camada”, contrapôs.