Canal Içara

Canal Içara

16 de fevereiro de 2019 - 00:07
Economia » Mina 101
Município dá parecer contra explosivos
07/02/2013 às 15:45 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A ciência sobre o uso de explosivos na Mina 101 foi realizada com um parecer negativo do Município de Içara nesta quinta-feira, dia 7. Conforme o procurador Walterney Réus, a empresa contratada para o serviço se apresentou licenciada pela Fatma e autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. No entanto, para usar explosivo deveria primeiro ocorrer a perícia geológica exigida para a concessão do alvará do empreendimento em Santa Cruz.

A notificação sobre o uso de explosivos chegou no último dia 31 diretamente na Procuradoria, segundo Walterney, sem constar qualquer especificação técnica. A atividade não é licenciada pela Fundação do Meio Ambiente de Içara. Ainda assim uma vistoria deverá ser realizada na próxima semana.

“As Empresas Rio Deserto informam que a licença de operação concedida para esta unidade de extração Mina 101 prevê o uso de explosivos de baixo alcance nas eventuais passagens de falhas, em que não for possível a utilização do minerador contínuo. Neste momento, a equipe técnica está reavaliando a camada e talvez não exista necessidade de explosivos no ponto em que está a frente de trabalho. No entanto, esclarece que existe permissão e, se houver necessidade, utilizará de explosivos para transpor falhas geológicas da camada”, contrapôs.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas